Quatro anos após o lançamento da última versão estável do emulador, foi lançada a versão 2.0 do PCSX2, o melhor emulador de PS2 na praça. As novidades introduzidas nos últimos anos são tantas e tão relevantes que superam qualquer produto comercial e fazem a emulação do PS2 no PS5 chorar.
O PCSX2 recebeu mais de 6000 edições, ultrapassou 100 milhões de downloads e comemorou o seu 20o aniversário!” os desenvolvedores foram a sua estreia na página oficial, para depois ilustrar longamente todas as mudanças. A primeira é a da interface gráfica, que passou do antigo wxWidgets para o mais moderno Qt, que adapta o PCSX2 aos padrões de outros emuladores modernos.
Além disso, o uso de plugins foi abandonado, apesar de ter mantido muitas das funções associadas. Lá, sempre que possível, os autores dos mais utilizados e difundidos foram contactados para que o código seja integrado directamente no PCSX2, de modo a reduzir a fragmentação e os problemas relacionados. “Isso significa que o programa pode ser compilado a partir de um único arquivo; você não precisa mais compilar plugins separadamente e conectá-los dinamicamente!”
Além disso, o processo de configuração de jogos individuais, que agora não precisam mais ser retocados à mão de tempos em tempos, foi simplificado, e foram adicionadas predefinições ideais, nascidas de testes realizados pelos desenvolvedores e pela comunidade.
A compatibilidade foi muito ampliada, com apenas um jogo permanecendo incompatível, e o modo “Big Picture” foi adicionado para jogar com conforto na televisão. Também foi adicionada opções para acelerar o processo de aplicação de patches de tradução de jogos amadores e muito mais. 6.000 mudanças são realmente muitas, na verdade.
Como sempre nesses casos, vale lembrar que emular é uma prática legal, conforme estabelecido por várias sentenças judiciais internacionais, desde que você tenha as cópias originais do software que você usa, no caso dos jogos PS2.