Quais processadores poderão fazer com que o Windows Phone rode programas de PC?

hp-elite-x3-logo

No evento WinHEC da Microsoft na China durante esta semana, a empresa anunciou que planeja trazer o Windows 10 completo para os processadores Snapdragon da Qualcomm. Fazer com que programas x86 funcione em processadores ARM é algo incrível, pois permitirá que os PCs consumam menos a carga da bateria, bem como oferece mais poderes aos celulares.

A empresa demonstrou esta nova possibilidade em uma máquina com um Snapdragon 820, e isso ascendeu a esperança de que tal novidade funcionasse em aparelhos já existentes. Afinal, tanto o HP Elite x3 e o Alcatel IDOL 4S com Windows 10 usam este processador, além de 4GB de RAM.

Um porta-voz da Microsoft emitiu a seguinte declaração para o Neowin quando perguntado se poderíamos ver a emulação x86 em dispositivos com Snapdragon 820:

O anúncio de hoje é sobre o suporte do Qualcomm Snapdragon SoC. Os clientes começarão a ver os dispositivos ARM do Windows 10 no mercado no próximo ano e esperamos que os primeiros PCs Windows 10 ARM sejam fornecidos com o Qualcomm Snapdragon 835. Não temos mais nada para compartilhar neste momento.

A Qualcomm disse que o Snapdragon 820 é comparável a um Intel Core i3 em termos de desempenho, e o Snapdragon 835 prometeu ter um aumento de 27% no desempenho em relação ao 821, por isso os próximos dispositivos devem ser bem poderosos. O 835 será lançado no primeiro semestre de 2017, e já está quase confirmado para o Samsung Galaxy S8 no Mobile World Congress, mas o público do Windows talvez terá que esperar até o segundo semestre de 2017.

De fato, o SoC da próxima geração da Qualcomm ainda não está listado entre os chipsets suportados para o Windows 10 Mobile, dos quais há apenas seis, incluindo Snapdragon 208, 210, 617, 808, 810 e 820. Claro, isso pode mudar muito em breve.

O certo é que, aparelhos com 835 poderão rodar programas e jogos de PCs, mas outros processadores ainda não estão confirmados. Apesar que é bem possível como visto no evento.

59 comments on “Quais processadores poderão fazer com que o Windows Phone rode programas de PC?

  1. Fico imaginndo, já pensou se o smartphone vir com o 835 e o Windows 10 mobile nao permitir instalar os programas? Bom, pq oque eu vi ate agora foi o windows full rodando os tão sonhados programas, vc ja pararam pra pensar que pra rodar tais, seria preciso terno Windows de pc?

    1. Isso já é algo pacífico na mídia e vazadores. Afinal, se o Windows 10 completo pode ir para o bolso, o Continuum não funcionar como um Windows 10 completo não faz sentido algum.

      1. Segundo minha logica, Nesse caso o continuum seri usado por um celular windows 10 full. Nao sei nao mas nao acho que o windows 10 mobile tem capacidade de rodar esses programas.

    2. Disse acima…. Acho que este windows mobile que usamos no momento sera extinto para o novo tomar posse…… Quando digo novo seria o mesmo que roda em tablet adaptado ao celular…. Penso assim…

      1. Acho que será assim não xará… na função smartphone acredito que continuaremos com a tela do Mobile e o Windows Full só funcionará no modo Continuum para os aparelhos compatíveis, faz mais sentido do que jogar tudo fora.

      1. Também acho. Se aparelhos com 820 correm risco de não receber, muito menos aparelhos com 810 e ainda 808 que não passa de um 805 de quase 4 anos atrás.

        1. vc tá é louco, 805 chegou no segundo semestre de 2014, fez 2 anos agora, e outra a linha 200, 400, 600 e 800, tem no máximo 3 anos e meio

          1. Não, ele chegou no segundo semestre de 2013 como o topo da família 800.
            No no começo de 2014 já tinham aparelhos com ele. Depois do 805 em 2015 veio o 808 que não passava de uma versão melhorada dele. Depois o problemático 810 e esse ano o 820.

          2. Já no primeiro semestre de 2014 estavam sendo apresentados o oppo findf
            7, galaxy S5 LTE-A e uma versão do LG G3 com esse chipset. A qualcomm apresentou esse processador em novembro de 2013, ele já é sim bem velho para o mobile.

          3. Existem dois modelos de find 7, um com 800 e o outro com 801, g3 da coreia(805) em julho e o s5 da coreia em 19 de junho, e apresentar e diferente de começar a vender, vide o elite x3, apresentado no comecinho do ano e vendido lá pra agosto

          4. Mesmo assim , um processador com tecnologia de 2014, isso já é bem defasado ainda mais para um mobile. Sendo que não é apenas o processador que deve ser levado em conta, outras coisas como ram e gpu pesam muito, e as dessa época comparadas as de hoje são ridículas. Digo isso porque tenho um note 4 e um moto x2 ambos de 2014, não chegam aos pés dos aparelhos atuais.
            Como esse recurso da Microsoft é algo para o segundo semestre de 2017 como foi dito , mais para o fim do ano creio ainda mais que aparelhos que já são defasados como lumia 950 e muito menos esses como 650 com snapdragon 200 irão receber.

          5. Vendiam o 805 dizendo que possuía o mesmo desempenho de um ps3, e não seria “200 não irão” no final?

          1. O proprio 810 já é problemático, a própria qualcomm admitiu que ele surperaquece e perde muito desempenho por isso. Teve marca que até capou o desempenho de aparelhos por conta de reclamações.
            Se ele já não é grande coisa o 808 com clock mais baixo, menos núcleos e ddr3 ainda por cima só pioram as coisas. Fora que o 805 tem uma gpu melhor que o 808, que é bem fraca comparada a de um iPhone por exemplo.

      1. Hahahaha quanto exagero. O 950Xl tem o continum e certamente virão utilidades maiores para isso é no mais se, SE a MS realmente lançar algo assim será só no final do ano que vem

  2. Espero q a HP lance um elite com o 835 ano q vem.
    Meu projeto de desktop seria: um HP elite, um lapdock e uma tv samsung 40ku6000 pra usar como monitor gigante.

    1. Só Samsung?
      Não é perseguição, é?
      Nesse caso a MS teria uma plataforma Win10TV para que qualquer fabricante usasse. LG, Sony, AOC, Philips, Philco, Toshiba e, inclusive a Samsung.
      Mas, acho que em matéria de TV só se for um Setbox.
      TV em si, nem tem tanta graça mais.

  3. Se nao me engano o windows que sera instalado nestes novos smartphones era windows desktop apena configurado para um smartphone e uma tela similar ao mobile para usarmos… Não acho que ser este windows mobile que estamos usando no momento!

          1. não, eles deram no no ARM… aí vocês se esforçaram pra entender como Windows Phone.

            Os caras falaram que o ARM é importante pra eles, apresentaram o Windows 10 rodando em ARM

            e mesmo assim vocês se esforçam pra dizer que o 10 mobile roda x86, é foda

      1. E alguém em sã consciência compra um Android para rodar programas de Windows? Imagino que não.
        Assim como rodar um programa de PC em uma tela pequena também não fará muito sentido para um smartphone.
        E a Microsoft pelo que eu vi mostrou o Windows 10 completo rodando em um processador ARM, em momento algum falou que era um smartphone.
        O que a Microsoft fez é algo notável, abre uma gama enorme de possibilidades no Windows, mas no Mobile até agora, zzzzzzzz

  4. Como mostra no vídeo,o 820 roda programa de pC , então hackers descobrirao o modo como eles fizeram e sera publicado um tutorial como vem sendo publicado,,, Vcs verão,,,hahaha

    1. agente já ativou continuum com ** na mao de tanto medo de queima o aparelho.. quem vai querer ativar Windows pc e rodar exe num legado?! deve ser mt lokao kkkk

  5. Teve um usuário WM tirando onda dessa especulação em sites de tecnologia e a resposta dos usuários de android é que onde dizem que o android tem apenas 1,5 milhões de apps? Segundo eles o android emula linux com mais de 8 milhões de programas

  6. Engraçado que em momento algum a Microsoft falou especificamente no Mobile ou sequer Continuum.
    Apenas demonstraram o Windows 10 rodando em um processador ARM.
    Teve alguma menção ao mobile explicitamente?

      1. E o HP Elite X3 na mão do vice presidente da Qualcomm seria o que exatamente? Lembro dele inclusive informar que a apresentação feita com o Win10 no ARM foi feita nele mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *