“Quando você vendia 50/100 mil unidades você recebia bônus, agora é o fim da sua carreira” explica Brian Fargo

O veterano desenvolvedor Brian Fargo, atualmente chefe da inXile Entertainment e trabalhando em Clockwork Revolution, comentou amargamente sobre como a indústria de videogames mudou ao longo dos anos em termos de quantas cópias você precisa vender para ter sucesso.

O nosso homem deixou-se levar depois de ter recuperado algumas recordações da época da Interplay, empresa que fundou nos anos 80. Algumas delas são placas comemorativas dos jogos de maior sucesso publicados pela empresa. “Finalmente consegui comprar de volta minhas recordações antigas da Interplay e elas são um verdadeiro tesouro”, explicou Fargo ao fazer alguns anúncios na área de Washington DC, e não foi feito para consumidores. Alguém já viu isso por aí?

Na época, a Software Publishers Association (SPA) recompensava os jogos que atingiam determinados marcos de vendas. Fargo observou que o SPA estava “sediando um grande evento para entrega de prêmios de jogos e placas comemorativas de vendas”.

Sua coleção inclui placas para:

  • Fallout (1991) – mais de 50 mil unidades vendidas (Prêmio Prata);
  • Stonekeep (1995) – mais de 100.000 unidades vendidas em 12 de outubro de 1996 (Prêmio Ouro);
  • Battle Chess (1988) – mais de 100.000 unidades vendidas em 20 de agosto de 1990 (Prêmio Ouro);
  • Descent (1994) – mais de 100 mil unidades vendidas em 11 de dezembro de 1996 (Prêmio Ouro);
  • Baldur’s Gate (1998) – mais de 150.000 unidades vendidas em 31 de janeiro de 2000 (Prêmio Platina);
  • Star Trek: Starfleet Academy (1997) – mais de 250.000 unidades vendidas em 14 de janeiro de 1998 (Prêmio Platina);
  • Mario Teaches Typing (1991) – mais de 250.000 unidades vendidas em 15 de outubro de 1993 (Prêmio Platina).

Não terá passado despercebido que as vendas destes jogos, premiados na época, não são propriamente consideradas enormes hoje.“ Antigamente, quando você vendia 50 ou 100 mil unidades você ganhava bônus, agora é o fim da carreira”, comentou Fargo com ironia.

Em suma, a indústria transformou-se ao longo das décadas e o que era visto como sucesso seria hoje um fracasso flagrante em termos estritamente numéricos.

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