Vamos fazer uso de jogos via streaming de uma das plataformas mais conhecidas, ou a mais, a Steam. Não são poucos usuários que optam pela Steam para serem capazes de acessar um catálogo de jogos na sua TV, mas sempre com uma condição: tem que fazer uso a partir do seu computador e ter o Steam Link.
Saiba logo, isso é algo que vai mudar daqui para um futuro…. O motivo? Porque a Steam está trabalhando lado a lado com a Samsung para facilitar a vida os proprietários de smart TV que podem fazer uso dos jogos na plataforma diretamente em sua TV sem ter que usar o dispositivo Steam link.
Sim, como você leu. Não há necessidade de usar o Steam link como um intermediário. Para esta finalidade a solução adotada seria o uso de um aplicativo que fornece a conexão com a Steam às televisões da gigante coreana.
Isso poderia aumentar significativamente o número de usuários na plataforma, uma vez que elimina uma das constantes inconveniência que é o uso do Steam link para dar comodidade. Vamos continuar precisando de uma conexão à Internet, isso é óbvio, e um PC.
Basta conectar o controle remoto ou teclado e começar a jogar. O aplicativo é compatível com o controle da Steam, ou do Xbox 360 e Xbox One, conectados por USB para o nosso computador.
Quais marcas ou modelos? Esta aplicativo estará disponível para TVs da Samsung dos anos 2016 e 2017. Isto será compatível com todos os modelos destes anos sempre que tiverem a resolução 4 k. Um aplicativo que permite que você use jogos com uma resolução variável que ainda atinge 1080p em 60 fps ou 4 k a 30 fps.
Como usar? Por enquanto o aplicativo está em fase beta (ainda estão corrigindo possíveis falhas). E para usá-lo só precisará baixá-lo na TV e se cadastrar com a sua conta Steam.
Fonte: Steam
Bem interessante isso!
E no Brasil? Tem coisas que tem lá fora que não tem nas Samsung tupiniquins…
Mas, levando-se isso em consideração, é um BAITA negócio pra Valve, pq na TV Samsung hoje em dia tem um monte de apps (Netflix, Amazon Video, até mesmo Plex tem, na minha eu sei que tem). Mas ainda assim creio que será nicho, devido aos aborrecimentos de se jogar no PC, que são mais fáceis de suportar qdo temos teclado e mouse à disposição em vez de um controle.
O que não gosto do PC hoje é a fragmentação da plataforma. Não existe competição no PC como muitos alardeiam. Vc tem o Steam com zilhões de jogos exclusivos, daí o Origin com os exclusivos EA e o GOG com jogos sem DRM que são um convite à pirataria (comprar no GOG é mais um ato de altruísmo do que qualquer coisa). E os jogos da Microsoft. Cada um no seu canto, o que significa que não existe unificação de achievements nem de serviços prestados, e pra jogar jogos do Origin via streaming do Steam é um horror, pq é uma complicação adicionar os jogos no Steam.
Inclusive o maior motivo que eu migrei pro console foram os jogos da Ubisoft. Qdo vc compra os Assassin’s Creed da vida no Steam, tem duas DRM no jogo, a do próprio Steam e aquela porcaria de Uplay que a Ubisoft inventou pra encher a nossa paciência. Duas DRM num jogo é algo que foge da minha compreensão. Isso faz com que não tenha achievements decentes (os do Uplay são uma bosta), que vc tenha que manter dois apps roubando performance no plano de fundo (Steam e Uplay) e é pura e simplesmente uma complicação adicional.
Além disso os jogos mais antigos da Ubisoft (e outros tb) priorizavam o teclado mesmo com um controle conectado, daí toda vez que vc tinha que deletar o arquivo de configuração pra resolver algum problema ele resetava pro teclado. Pense num negócio mais incômodo pra quem quer ter a opção de jogar na sala…
Essa fragmentação existe muito pq o PC gamer, no mundo dos softwares, é o equivalente de um Amish (com todo o respeito) nos costumes. Se dependesse do PC gamer não teríamos saído do Windows 95. O PC gamer não gosta de mudança, mesmo que esteja na merda. Isso faz com que bestas quadradas como o Tim Sweeney defendam a continuidade da API Win32 pq ela dá mais “liberdade” do que a UWP. Tudo bem, eu até concordo com ele, mas disso resulta que não temos apps mais elegantes visualmente e tb qdo se tenta usar essas novas tecnologias de streaming de vídeo nós temos que lidar com interfaces obsoletas e coisas de PC (janelas, launchers) que tornam a experiência em sala absolutamente sofrível.
Por isso que qdo criticam o Play Anywhere dizendo que o Xbox não tem mais exclusivos eu dou risada. O Xbox existe praquelas pessoas que não querem ter as chateações que enfrentam no PC. Muito por culpa da própria cena gamer no PC.
Valve S2
Comprei uma Samsung Smart TV 4k recentemente. Isso o modelo mais básico de 2016 e o aplicativo está lá pra baixar. Parece ser bem simples de fazer o setup então estou animada pra testar 😀