Com uma postagem no Twitter/X, a Insomniac Games anunciou que Ratchet & Clank: Rift Apart é oficialmente um jogo verificado para Steam Deck, ou seja, rodará sem problemas particulares no console-PC portátil da Valve mesmo usando cartões microSD.
Além de ser uma notícia certamente positiva para todos os proprietários do Steam Deck, é mais uma confirmação de que um SSD não é tão essencial para rodar o jogo, ao contrário do que o estúdio havia insinuado em 2020 ao afirmar que “não teria sido possível sem o SSD do PS5.”
Ratchet & Clank: Rift Apart is Steam Deck Verified! ✅
— Insomniac Games (@insomniacgames) July 25, 2023
Como sabemos, existem três variantes do Steam Deck, com as duas mais caras incluindo um SSD NVMe de 256 GB e 512 GB. A variante mais barata tem uma memória eMMC de 64 GB.
Dado que Ratchet & Clank: Rift Apart requer 75GB de espaço de instalação, quem possuir este modelo terá inevitavelmente de se equipar e instalar o jogo num cartão microSD, que na verdade é mais lento que qualquer SSD.
Mesmo os requisitos da versão para PC afirmam que é possível jogar o último esforço da Insomniac Games simplesmente com um HDD antigo, embora o uso de um SSD seja recomendado em qualquer caso. Resumindo, o SSD PS5, embora certamente muito comentado no início da geração atual, está provando ser um molho secreto decididamente menos especial que sugere o apensas ter sido marketing da Sony.