Parece que Ratchet & Clank: Rift Apart no PC é capaz de carregar mais rápido do que no PS5 se você excluir um arquivo do jogo, com uma operação que pode ser arriscada, conforme relatado pelos próprios desenvolvedores da Insomniac.
A operação ainda requer a instalação de um SSD NVMe, caso contrário os resultados poderiam ser o contrário, mas de acordo com vários depoimentos, como os relatados a seguir, a remoção de um arquivo de cache presente na versão para PC levaria a um notável aumento na velocidade em o uso de SSD.
It does add . I tried to put it against Ps5 as well . Though it’s only 1 run . Take it with grain of salt for now until I double check pic.twitter.com/4NEJd6K2jI
— الحياة حلوة ❦ (@iA7MAD19) September 5, 2023
Isto é particularmente surpreendente porque Ratchet & Clank: Rift Apart tem sido usado há muito tempo como referência para demonstrar a suposta superioridade do sistema de gerenciamento de memória de armazenamento do PS5, com os desenvolvedores alegando que era um jogo impossível de jogar sem aquela configuração de hardware específica. A Sony dizia que apenas o PS5 poderia rodar o jogo por conta do seu “Super SSD”.
I guess PCs can load the beginning sequence in Ratchet and Clank Rift Apart noticably faster than the PS5, but it requires the game's own pso file to be deleted from the game folder (instead relying on DX pso cache). I wonder if @NixxesSoftware can investigate for future patches? https://t.co/lgHIhPKzZx
— Alexander Battaglia (@Dachsjaeger) September 12, 2023
Isto foi por si negado pela sua chegada ao PC, com a possibilidade de jogá-lo mesmo com um disco rígido comum, mas isso não parou por aqui.
Caso você faça essa alteração, o jogo ficará mai rápido no PC que o “Super SSD” do Playstation 5. No mínimo, como também relatado por Alex Battaglia da Digital Foundry no tweet acima, demonstra como talvez possa haver espaço de manobra para melhorar ainda mais o desempenho no PC, talvez sem comprometer a estabilidade do software como neste caso.