Uma longa entrevista com Arkane foi publicada nestas últimas horas pelo IGN no Redfall, que aborda vários tópicos do novo jogo em desenvolvimento para PC e Xbox e também elementos sobre história, single player, co-op e progressão dentro do novo shooter em primeiro pessoa com elementos de RPG.
O diretor Harvey Smith reiterou que o jogo foi projetado para ser jogado tanto no modo single player quanto no multiplayer cooperativo: em ambos os casos, algo muda na dinâmica da jogabilidade, mas essas são duas abordagens que ainda são agradáveis e especialmente projetadas.
Jogando em single player obviamente você pode aproveitar apenas as habilidades do personagem escolhido, já que não teremos companheiros controlados por IA e a ação também incluirá uma boa dose de furtividade, considerando que essa é a melhor maneira de obter uma vantagem sobre os inimigos.
Jogando no multiplayer cooperativo é possível usar as habilidades combinadas de vários personagens (até 4 ao mesmo tempo), mas isso obviamente faz você perder o efeito surpresa. Além disso, as lutas escalam em dificuldade com base na quantidade de jogadores, tornando-se progressivamente mais desafiadoras e com maior número de inimigos.
A história, explicou Smith, no entanto, permanece sempre a mesma dos eventos principais: jogar com um ou outro personagem obviamente muda o ponto de vista e as cutscenes são diferentes porque são profundamente focadas no personagem usado, portanto diálogos, textos e também cenas será diferente, mas os principais eventos da história não mudam, eles são contados de forma diferente. Da mesma forma, não há finais múltiplos.
As diferenças na abordagem do jogo surgem sobretudo no que diz respeito à quantidade e construção das missões secundárias que podem ser realizadas. No entanto, não é possível alterar o personagem durante o jogo.
Quanto à progressão, portanto, cada partida está vinculada a um personagem: eles não têm classes diferentes reais, mas podem ser levados para especializações específicas, dependendo das atualizações que desbloqueamos na árvore de habilidades.