A equipe Sad Cat, autora do promissor indie Replaced que promete ser um dos promissores do Xbox Game Pass para este ano, publicou uma declaração oficial no Twitter em que afirma firmemente repudiar a guerra contra a Ucrânia e a disposição de deixar seu país, a Bielorrússia , que apoia a operação russa.
“Somos uma empresa bielorrussa e queremos deixar bem claro: somos contra a guerra“, lê-se na mensagem muito clara e direta de Sad Cat. “Condenamos a agressão da Rússia contra a Ucrânia, bem como o envolvimento do governo Bielorrusso nesta agressão. Não há absolutamente nenhuma desculpa para justificar uma guerra e o sofrimento que está causando”.
Sad Cat não está se juntando ao movimento de protesto agora, como já demonstrou e protestou contra o governo da Bielorrússia no passado: “Nossa equipe apoiou as revoltas contra a ditadura na Bielorrússia em 2020: um de nós foi ferido, um preso. Agora, outro membro da equipe se viu no meio do caos da guerra, defendendo sua terra, e estamos incrivelmente orgulhosos de ter pessoas tão corajosas em nossa equipe”, dizia o comunicado.
🇺🇦♥️ pic.twitter.com/o5o190IF0q
— REPLACED (@REPLACEDGame) March 4, 2022
Por fim, a mensagem do fundador Yura Zhdanovich fecha com o desejo de deixar o país: “Dito isso, finalmente decidimos focar na saúde de nossa equipe e na necessidade de nos mudarmos”. Não sabemos como isso afetará o desenvolvimento de Replaced e os próximos projetos da equipe no momento.
Replaced foi anunciado em trailer na E3 2021 e estava programado para o Xbox Game Pass em 2022. Stalker 2 tem equipe na Ucrânia e lógico que o menos nos preocupamos agora é com a data de lançamento do título, queremos que saiam vivos e saudáveis.