A Capcom lançou recentemente uma atualização para as versões PS5 e Xbox Series X|S de Resident Evil 2 e Resident Evil 3. Agora, a Digital Foundry fez um vídeo dedicado a esta atualização técnica e explica os detalhes do que o desenvolvedor conseguiu. Você pode ver o vídeo abaixo. Observe que o Resident Evil 7 não está incluído nesta comparação e será tratado em uma análise diferente.
Em primeiro lugar, o Digital Foundry destaca que a Capcom incluiu novas opções gráficas, como resolução melhorada, ray tracing e suporte a 120Hz.
O Digital Foundry começou analisando o ray tracing que é ativado em dois componentes do jogo: reflexos e iluminação global. Anteriormente, o sistema reflexo de Resident Evil 2 e 3 tinha vários problemas. Agora, a qualidade média melhorou, embora a resolução ainda não seja particularmente alta. A iluminação global também melhorou, embora isso seja mais uma adição do que uma substituição real do sistema de iluminação original. No geral, o ray tracing não revoluciona o jogo de acordo com o DF, mas resolve alguns dos problemas originais.
Para resolução, PS5 e Xbox Series X oferecem 2160p checkerboard, enquanto o Xbox Series S para em 1440p checkerboard. O console menor da Microsoft também também suporta ray tracing. No geral, para todos os consoles, explica-se que a melhoria é mínima, mas detalhes menores, como cabelos distantes ou texturas, são mais claros.
O desempenho obviamente depende do modo gráfico escolhido para jogar em Resident Evil 2 e Resident Evil 3. Com o ray tracing ativo, você chega a 40-60 FPS, com o Series S com 30-50 FPS. O VRR ajuda a melhorar a situação, mas apenas no Xbox Series X e não no PS5.
O modo de taxa de quadros elimina o ray tracing e oferece as resoluções já indicadas, mas sem limites de FPS. O resultado final é tipicamente em torno de 100 FPS, com mínimos de 80 FPS e máximos de 120 FPS. No caso do Series S, o resultado é semelhante ao PS5 e Xbox Series X. No geral, o Xbox Series X é o console que oferece o melhor desempenho, com média de 5 FPS a mais que o PS5.