Embora já tenhamos visto comparações anteriores sobre o desempenho de Resident Evil 8 no Xbox Series X e PS5 feito por ElAnalistaDeBits, ainda é interessante ver o que especialistas como aqueles que trabalham com Digital Foundry podem contribuir. Os resultados são bastante interessantes, mas também não muito surpreendentes. Embora tenha sido oficialmente mencionado que o jogo deveria rodar a 45 fps com resolução de 4K com raytracing, a realidade é diferente.
Tanto no Xbox Series X quanto no Playstation 5, o jogo roda em um nível de desempenho desbloqueado e, na maior parte, eles realmente rodam a 60 frames por segundo. Ambas as versões usam a tecnologia de reconstrução de imagem da Capcom para melhorar o desempenho em relação à renderização de resolução nativa, e os dois consoles parecem quase idênticos um ao outro. Mas em termos de desempenho, a Digital Foundry concluiu que o Xbox Series X consegue oferecer uma experiência de 60fps muito mais consistente.
Sobre como Resident Evil 8 funciona no Xbox Series X e PS5, a Digital Foundry disse que o PS5 tem um desempenho menos consistente. O Xbox Series X oferece um desempenho 10% melhor em cenas de teste de estresse. O Resident Evil Village RT oferece reflexos de baixa resolução. Você pode jogar confortavelmente sem RT e ainda obter uma experiência de aparência incrível e, nesses cenários, o Xbox Series X e o PlayStation 5 estão travados em 4K60 em ambas as áreas de demonstração.
Quanto ao Xbox Series S, embora haja uma opção RT, a Digital Foundry disse que o impacto no desempenho pode ser bastante forte. Enquanto o Xbox Series X roda a menos de 60fps, o Xbox Series S espreita em meados de 30fps. A qualidade da imagem é bastante impressionante: enquanto o Xbox Series X renderiza em 4K reconstruído, o Xbox Series S o renderiza em 1440p reconstruído. Sem Raytraing, Resident Evil Village retorna a 60fps no Xbox Series S, funcionando de forma constante.