Resident Evil Village roda no PlayStation 5 e no Xbox Series X na mesma resolução, mas parece que o console de nova geração da Microsoft tem muito menos problemas para rodar o jogo com o Ray Tracing ativado. Desta vez, o console mais poderoso do mercado levou a melhor.
Uma nova análise de vídeo baseada na demo final compartilhada no YouTube por ElAnalistaDeBits confirma que o jogo roda mais suavemente no Xbox Series X com o Ray Tracing ativado, com menos quedas em comparação com a versão do Playstation 5. Assim como a Capcom tinha dito, no Xbox Series S também o Ray Tracing pode ser ativado, mas roda uma média de 40 FPS e a sólidos 60 FPS sem ray tracing.
Quanto ao resto, parece que há grandes diferenças entre as três versões de Resident Evil Village, já que a qualidade das sombras e texturas e a filtragem anisotrópica são idênticas.
- No PS5 e no Series X, o modo Ray-Tracing é ativado por padrão. Na Série S, ele deve ser ativado, mas você pode ativá-lo.
- A resolução é idêntica no PS5 e Series X. Ambos rodam a 2160p e, embora use uma técnica semelhante a um checkboard exclusiva do RE Engine, o jogo parece nunca cair abaixo de 2160p. No Series S funciona a 1440p.
- Nas versões para Xbox a iluminação parece um pouco mais quente na área da cidade. Pessoalmente, acho que é mais bem-sucedido, já que a versão PS5 às vezes dá um tom muito azul. Em qualquer caso, é uma configuração que podemos facilmente alterar em nossas TVs.
- Resident Evil Village no Series X tem um desempenho melhor do que o PS5 com Ray-Tracing ativado, sofrendo menos quedas. Áreas de maior estresse terão que ser testadas na versão final para ver melhor as diferenças.
- A qualidade do Ray-Tracing na iluminação global e nos reflexos é similar.
- Excelentes tempos de carregamento em todas as 3 versões.
- Mesma qualidade de sombras, texturas e filtragem anisotrópica nas 3 versões, inclusive no Xbox Series S que é o console com o preço mais acessível.
Resident Evil Village é lançado esta semana, em 7 de maio, no PC, Playstation 5, PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox Series X, Xbox One e Google Stadia em todo o mundo.