Ao longo da semana, fomos postando alguns aparelhos que chamaram a nossa atenção na CES 2017, mas foram tantos dispositivos que levaríamos o mês de janeiro inteiro para comentar os detalhes de cada um. Contudo, vamos destacar algumas máquinas que também chamaram a atenção e a “filosofia” do evento.
É um ótimo momento para comprar um PC. Enquanto a Apple conseguiu enfurecer muita gente com o novo MacBook, por melhorar muito pouco o seu desempenho e remover algumas entradas, o ecossistema de hardware do Windows tem marchado para a frente nos últimos anos. Agora temos o Windows 10, o sistema operacional mais robusto da Microsoft em quase uma década. Também estamos experimentando um aumento na variedade de desktops e laptops, além da realidade virtual e aumentada.
Enquanto os PCs deram um show em novidades, os smartphones sofrem pela falta de grandes inovações no mercado, e muitos culpam isso a saturação que os celulares se encontram.
Os PCs modernos da CES 2017
Agora temos dois mundos paralelos. De um lado, temos o PC “verdadeiro“, um dispositivo refinado que você provavelmente vai comprar pelas mãos da HP, Dell ou Lenovo. Eles têm especificações consistentes e executam as funções necessárias que esperamos para dispositivos que usam mouse e teclado, e não dependem apenas do toque. Por outro lado, temos os gadgets mais avançados: os desktops virtuais, os laptops de jogos absurdamente enfeitados, os 2-em-1 e a reinvenção do “all-in-one”.
A CES é o melhor lugar para ver tudo isso, o encontro do passado com o presente. O evento anual em Las Vegas é onde quase todos os principais fabricantes de gadgets mostram seus últimos avanços. Essa semana, vimos muitos.
[youtube]8javvfHSppI[/youtube]
O novo Dell XPS 13 não é necessariamente um laptop novo. Mas a Dell anunciou este ano criou uma nova variação 2-em-1. Vimos um XPS com tela sensível ao toque no passado, mas esse novo modelo permite ser conversível e se transformar em um tablet. Isso possibilita aos usuários a liberdade total para usar os gestos e oferece maior versatilidade a um dos notebooks mais populares no ecossistema Windows.
“O mundo dos celulares e dos computadores parece estar se misturando em alguns pontos, ou seja, o consumidor deseja um produto mais fino, elegante e com maior autonomia energética“, diz Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy. “Os 2-em-1 foram bem sucedidos, em parte, porque tiraram algumas características importantes dos celulares“. Notavelmente, o novo XPS 13 tem até 15 horas de autonomia, mais do que qualquer outro tablet disponível.
[youtube]dLOLrg5wqqI[/youtube]
Depois, há o novo LG Gram 14. A gigante coreana vem tentando dominar o mercado de notebooks ultrafinos há alguns anos. Este ano, entretanto, a companhia reivindica ter chegado onde ninguém nunca foi. O novo Gram de 14 polegadas, revelado na CES, chega com 21 horas de autonomia, afirma a LG. Claro que certamente terá que ser testado.
[youtube]OM8HTXAHgeU[/youtube]
No lado dos desktops, empresas como a HP estão lançando aparelhos “tudo-em-um“, e olha que há alguns anos atrás eles pareciam desnecessários e extravagantes. Agora, esses mesmos produtos estão mais maduros. A versão mais recente do Sprout Pro, o PC all-in-one da empresa, está pronto para o mundo da realidade virtual, aumentada e mista. Ele incorpora um scanner 3D e uma tela de 21 polegadas para que você possa capturar e editar objetos físicos em um espaço virtual. Originalmente projetado para impressoras 3D, agora parece ainda mais capaz como uma ferramenta para trazer o mundo real em ambientes VR e AR.
[youtube]6Y2zHzMKlFk[/youtube]
Para os fãs de videogame, o novo VivoPC X da Asus – foto principal da matéria – vem com os componentes necessários para jogar com Oculus Rift e HTC Vive, e olha que ele não é muito maior do que um Xbox One. Em vez de pedir aos consumidores que simplesmente desembolsem milhares de dólares por um PC mais robusto para games, a Asus deu aos consumidores uma opção de baixo custo que atinge os requisitos mínimos de especificação. Com o processador Intel Core i5 Kaby Lake mais recente e uma placa gráfica Nvidia GTX 1060, o VivoPC X é agora uma das formas mais baratas para ter VR de forma competente – preço é de US$ 799 – R$ 2.500.
Tem dedo da Microsoft nisso
A Microsoft merece algum crédito aqui para ajudar a remodelar o mercado. Desde o advento do primeiro Surface 2-em-1 em 2012, a empresa tem sido implacável em seu empurrão para colocar o PC nos trilhos. .
“Enquanto a Microsoft teve um começo com o Surface muito instável, eu os vejo como um dos principais pioneiros dos novos PCs e até mesmo pela melhora design de produto“, diz Moorhead. Agora temos o laptop Surface Book, sem dúvida o melhor 2-em-1 do mecado. E no ano passado, a Microsoft entrou no território do iMac da Apple com o Surface Studio. “Qualquer outra empresa teria se retirado, mas para seu crédito, eles continuaram seguindo em frente.”
Esta constante evolução do PC é muito relevante. Considerou-se de forma precipitada que o smartphone se tornaria o computador pessoal de fato, e que o tablet aceleraria essa mudança. A realidade é que os fabricantes de PCs se ajustaram para se tornarem mais móveis e as tarefas que reservamos para as máquinas mais robustas e mais poderosas se expandiram.
Na CES 2017, vimos muitos dispositivos de realidade virtual para o Windows 10 Creators, vários PCs portáteis de vários tipos, Lapdock para Continuum, notebook com três telas dobráveis, várias máquinas para jogadores, vários clones da linha Surface para todos os bolsos e gostos, novidades em processadores e placas gráficas, inteligência artificial, novidades para automóveis e muito mais. Pode até faltar dinheiro para comprar tudo isso, mas vontade de ter tais produtos todos tivemos.
O melhor momento para comprar uma máquina com Windows é agora.
Realmente estão muito interessantes, só esperar por aquele que de para levar para todo canto dentro só bolso.
Aquele Surface Studio é fantástico
Sinto cheiro de melhor Store vindo por aí!!!
KKKKKKK…
Saiu finalmente a build nova no ciclo rápido
Mercado de smartphones: Já que não podemos conquistá-lo, vamos escraxá-lo!”
Eu como pc gamer, nunca vão trocar meu pc por um Smartphone