Resolvei fazer para vocês um “Franken Primeiras impressões” do Nokia Lumia 930, ou seja, extrair retalhos de opiniões de vários sites que já coloram as mãos no novo top de linha da finlandesa.
Design
Uma verdadeira obra de arte
Primeiramente, não importa se você é fã do Android, iOS ou Firefox OS: é particularmente difícil não se sentir impressionado com o design do Lumia 930. A traseira é de policarbonato (mesmo material emborrachado usado na maior parte da família Lumia), mas o modelo possui uma elegante borda de alumínio que concede um visual moderno e inigualavelmente elegante. A espessura e a leveza também assustam – de modo positivo, obviamente.
Nas mãos, o aparelho se mostra bem confortável, com o policarbonato permitindo uma pegada firme e te dando a certeza de que o gadget não escorregará de seus dedos com tanta facilidade. Podemos dizer que o 930 é a fusão perfeita entre a confiabilidade da traseira plástica (já conhecida entre os usuários de produtos da Nokia) e a beleza das bordas em alumínio (algo que nasceu no modelo 925).
O aparelho é sólido, e esta palavra se encaixa muito bem para definir o 930. A Nokia tem investido em celulares formados por um corpo único há alguns anos entre seus tops de linha, mas nenhum deles é tão elegante quando o seu novo dispositivo, com laterais metálicas, mas traseira em plástico (policarbonato), bastante agradável ao toque. Ele ganhou um aspecto meio “iPhone”, porém, bem retinho nos cantos, contra os tradicionais cantos arredondados.
A principal diferença em relação ao Lumia 1520 está no tamanho: em vez da gigantesca tela IPS LCD de 6 polegadas, temos um display AMOLED de 5 polegadas, bem mais segurável, mas que mantém a resolução de 1920×1080 pixels. O preto perfeito do visor causa uma ótima impressão em conjunto com o vidro que cobre a tela, que é levemente curvado nas bordas e facilita o deslizar dos dedos.
A Microsoft usou uma combinação de bordas de alumínio com traseira de policarbonato, e o resultado ficou muito agradável. Outro ponto que colabora com o design é que, antes tarde do que nunca, a empresa aproveitou ao máximo todo o espaço do Lumia 930: mesmo tendo uma tela de 5 polegadas, ele é menos largo que o Lumia 1020, que possui visor de apenas 4,5 polegadas. Tela grande não implica, necessariamente, smartphone grande. Samsung e Motorola mostraram isso muito bem nos últimos anos.
Como todos os aparelhos da Nokia, o Lumia 930 não tenta ser o mais fino do mundo, com sua espessura de 9,8mm, mas é composto por um bloco único de plástico de boa qualidade. Seu tamanho favorece a ergonomia e a construção geral é sólida.
As bordas contam com revestimentos de alumínio para evitar que o aparelho se danifique em quedas, como acontece com o iPhone.
De cara, o celular de tela de cinco polegadas “corrige” dois dos problemas de seus antecessores: o peso, de 167 g, não é dos menores, mas tampouco é prejudicial –caso do Lumia 920 e seus 185 g–, e seu design, que não apresenta o calombo traseiro da câmera, como no Lumia 1020.
Tela
Em testes rápidos, notamos que a Nokia criou um belo display graças à tecnologia Gorilla Glass 3 e o uso de pixels com luzes próprias, que favorece os tons mais escuros.
A tela é um destaque positivo: em rápida comparação com um iPhone 5 e um Galaxy S4, demonstrou legibilidade dramaticamente superior em ambiente com muita luz.
TechTudo
O upgrade no hardware foi pequeno, mas necessário diante da nova concorrência. E uma das novidades mais esperadas foi a nova tela FullHD, agora de 5 polegadas. Com tecnologia OLED, ela consegue reproduzir cores com vividez e força, de um modo ainda pouco visto no mercado.O aumento na tela não trouxe impactos relevantes em seu design. Pelo contrário: a área de trabalho aumentou e as bordas negras ficaram menores que as do 920. A usabilidade continua excepcional e as laterais metalizadas conferem o toque premium que poucos smartphones top de linha fazem questão de trazer.
A tela é de encher os olhos, com resolução Full HD, apresentando o Windows Phone 8.1, com a opção de personalizar o fundo de tela. Com os blocos devidamente adaptados para receber imagens de alta qualidade, e não apenas cores puras, um display mais robusto acaba fazendo a diferença.
Câmera
Além da tela, houve mudanças também na câmera, uma PureView de 20 megapixels com estabilização óptica (OIS) e lentes Zeiss, que voltou a ter quatro microfones (no 925, a Nokia diminuiu para três). Assim, o Lumia 930 mantém a tradição PureView, tirando fotos e fazendo filmagens com gravação surround como poucos telefones sabem fazer.
Ele segue a tradição de câmeras com a tecnologia PureView, da Nokia, então não há muito a ser dito sobre isso. A qualidade permanece alta, com os mesmos aplicativos que consagraram a empresa no passado. O sensor traseiro de 20 megapixels é excelente, como de costume, com a diferença para outros Lumias recentes de que ele não precisa de um “volume extra” para abrigar as peças necessárias para isso, o que ajuda na construção de um aparelho mais “reto”.
O smartphone vem com um sensor de 20MP com lentes Carl Zeiss e a tecnologia PureView. O Creative Studio, app de edição de fotos, já vem instalado no aparelho.
O software, em geral, pareceu responsivo e as fotografias apresentaram boa qualidade mesmo em situações com relativa pouca iluminação.
Cores
Fica a reclamação, porém, do fato de que ele será lançado apenas em preto e em branco no Brasil, enquanto outros países ganham alternativas em laranja, verde e amarelo. Ter mais opções de personalização é sempre bom.
Ah sim: no Brasil, ele será vendido apenas nas cores branca e preta, infelizmente. É uma pena que a Microsoft não traga outras opções, algo ruim especialmente em aparelhos que não permitem substituir a tampa traseira. Por aqui, o máximo que teremos serão capinhas coloridas vendidas separadamente, nas cores preta, verde e laranja.
Desempenho
TechTudo
Dentro, o novo processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz e a memória RAM de 2 GB praticamente não podem ser testadas. Por se tratar do hardware mais potente em trabalho no Windows Phone, tudo roda muito bem, sem travamentos.
Conclusão
As primeiras impressões que boa parte da mídia nacional obteve com o Nokia Lumia 930 foram animadores. O aparelho foi muito bem recebido. Acho que o o ponto fraco é a falta de opções das cores no Brasil, mas de resto é o smartphone dos sonhos de qualquer um.
Ótima matéria, mas varias coisas erradas como falando que o display dele é AMOLED ao invés de OLED ( melhor tecnologia do mercado)
E também policarbonato emborrachado kkkkkk
WTF, policarbonato é um plástico ultra resistente kkkk
NAO estou criticando você Autor da matéria e sim esses sites burros kkkkkkk
UPDATE: varias matérias se corrigem kkkkkk
Eu não posso alterar nada né rsrsrsrs
Qual é a melhor tecnologia do mercado mesmo???!!
-acho que você deve rever a questão do ‘melhor tecnologia do mercado)
-ao policarbonato, ele simplesmente falou que é emborrachado, oque tem de mais nisso? a traseira do L520 preto é emborrachada, enquanto a branca não é.
Eu achei super bonito, super interessante perspectiva que ele retrata.
Já vou preparando o bolso porque pelo jeito a mordida vai ser grande! Pra ficar perfeito podia suportar microSD!
Pois é cara, não sei o porque a Nokia/Microsoft® está tão relutante em liberar esses “sonhos” com suporte a SD….
Tenho o Lumia 925 mas, a única coisa que interfere é esse fator!
Espero que, com a recente aquisição da MS esse quadro se reverta!
Também tenho o 925. Tenho bastante espaço disponível ainda, mas fico muito dependente de conexão com internet pra usar o onedrive e o sbox music sem baixar minhas músicas. Queria poder baixar tudo sem dó!
Pode crer! Eu estou usando a TIM MA-RA-VI-LHO-SA-MEN-TE!!!! Contratei o plano pré-pago Infinity Controle e minha conexão 4G tem um ganho de impressionantes 1,3Mbps!
Antes eu sofria com o fato de não poder baixar músicas por conta da conexão e tal mas, ainda bem que eu não me preocupo mais com isso!
Eu acho ele um sonho de consumo para um amante de smartphones. Sonho sem aspas mesmo.
Se tivesse, ai seria o Lumia Algoz, pq iria bater no Iphone e Androids de todas as formas.
hahaha! Certeza!
Vamos aguardar essa novidade que creio ser, o trunfo da Nokia (mais uma vez)!!!!
Percebam que o WP vem ganhando cada vez mais espaço nem tanto pelo ‘maravilhoso’ sistema mas, pelo design dos aparelhos (principalmente de Nokia em disparado) mas como também pelo hardware que vem batendo de frente com (e até superando) as outras fabricantes!
Venha e que seja muito bem vindo!
O próprio sistema ajuda também. O Windows Phone é leve, muito leve. Agora o negócio é vender e fazer com que os desenvolvedores trabalhem melhor em seus aplicativos.
Com a abertura do Windows Phone 8.1 isso deve acontecer em breve.
Sonho de consumo! *–* Mas só sonho mesmo… -_-
Realmente é um bom aparelho, “aparentemente”, mas esse lance de alumínio nas bordas eu não gosto, tenho o 925, sou cuidadoso com meus pertences, minha namorada o deixou cair e fez um belo amassado, a tela é horrível, ela tem um 520 é meio desleixada e não tem um arranhão na tela e eu um dia desses, jogando fiz um risco na tela…não sabia que ele tinha o Gorila Glass I…foram R$1.500,00 praticamente jogados fora…não consegui achar o 920 nem a pau…pensei que esse era superior…me dei mal 🙁
O 925 possui sim gorila glass e não é o 1, mas infelizmente nenhum aparelho estar isento de um acidente desse. O meu já tomou varias quedas, as quatros quinas estão amassadas mas a tela ta intacta e sem arranhões. De todo modo te recomendo uma película x-guard , segundo dizem ela “retira” os arranhões( não fica visível) fora q ela é slim ou seja se for bem colocada vc nem notará que tem película ao contrario de muitas ai do mercado q mesmo bem colocada é visível q é uma película.
Amigo, vc não entendeu oque eu disse, ele arranhou a tela “jogando” eu tenho um Nintendo DS e nunca arrannhou, sou super cuidadoso, nas estatísticas do aparelho, diz que ele possui o Gorila Glass I o mesmo do 520, mas achei o do 520 mais resistente que o meu
So para vc saber o 520 nem gorila tem, acho q onde c pega informações estão equivocadas. E so para constar o Lumia 925 possui gorila glass 2 so se o seu é o único que possui então.
Pode ser…pq o Gorila Glass dele…é um lixo
Rpz o mesmo gorila 2 do 925 é o mesmo de qualquer aparelho independente da marca, agora o cara que acredita que inquebrável ou “inriscavel” kkkk melhor acreditar em papai noel. O vidro so é mais resistente do q vidro comum. Vc ver por mais cuidado q vc teve vc arranhou, ja eu q deixei cair diversas vezes nunca tive problema, então tem um pouco de sorte ai.
Kkkkkk…essa tive q rir…amigo, já vi um 920 em ação, ele não arranha…mas fique com sua teoria do papai noel que eu fico aqui no mundo real…mais uma coisa, já ouviu falar em Magic Glass? É um outro nível de tela, supera o Gorila Glass III…mas deixa quieto, vai querer acreditar em coelho da pascoa ao invés disso…
acho q vc não entendeu. So quero dizer que o gorila glass não é perfeito. Quem crer nisto a ponto de se descuidar esses devem acreditar em papai noel(como vc falou q confiou no gorila) Sobre tecnologias que não esta em uso nem comento e que não estão sendo testados por usuários comuns em situações comuns pra mim não vale
Tá de boa, oque vale é oque eu vi, vi um 920 q não arranhava, isso é o que importa, pelo que vi, vc é dos tais que acredita em papo de vendedor, não vou mais falar nada, é pura perca de tempo.
vc q acreditou em papo de vendedor e confiou no gorila glass. Eu nunca confiei nisto, já tive diversos smart com e sem gorila glass , nunca arranhei pq sempre tive cuidado…mas eu confiar q não arranha? ai ta muito longe…
http://www.nokia.com/global/products/phone/lumia925/specifications/#design
Pelo menos é o que diz as especificações.
Realmente o aparelho é sensacional . Não vi aparelho mais bonito do que esse, segundo tem um hardware muito poderoso. Infelizmente minhas economias vao para 2520. Mas esse vale muito a pena.
Sonho de consumo! Agora a MS precisa levar um esculacho, só preto e branco aqui >.<
Quem sabe até eu ter dinheiro para comprá-lo já não tenha outra cor disponível…