A Microsoft está investindo pesado em compra de estúdios e agora podemos dizer que possui um incrível batalhão de desenvolvedores, principalmente após a compra da Bethesda que está em fase final de regulamentação. Contudo, tudo isso é ainda um tanto recente e muitos acreditam que os jogos exclusivos do Xbox de peso, apesar do Halo Inifnite para este ano, só apareçam em 2022.
Por outro lado, a Sony disparou no ano passado que irá lançar vários jogos poderosos do seu arsenal para este ano. Dessa forma, o sentimento geral é que o Playstation 5 terá mais exclusivos este ano e a Microsoft comece a disparar grande jogos a partir de 2022. Bem, talvez não seja assim.
O PS5 pode ter menos exclusividades de peso do que o Xbox Series X/S em 2021, devido aos vários adiamentos anunciados nos últimos dias. Dentro de uma semana, o console de nova geração da Sony perdeu God of War 2 e Gran Turismo 7 que caíram no esquecimento, ambos movidos para 2022, depois de serem anunciados para 2021 durante a apresentação de lançamento do console. Um rumor começou a circular hoje de que Horizon Forbidden West também quer ser adiado para o próximo ano. Dessa forma, a Sony pode ter um ano bem vazio em 2021 no final de tudo.
A esperança é que Horizon Forbidden West seja confirmado ainda este ano, mas a fonte que relatou o boato é definitivamente confiável para as coisas da Guerrilla Games, então há uma boa chance de que não minta (é claro que estamos de olho caso a situação mude).
Se isso acontecer, os únicos exclusivos absolutos do PS5 em 2021 permaneceriam Returnal, que sairá em algumas semanas, e Ratchet & Clank: Rift Apart, cuja data de lançamento ainda não é conhecida. Se quisermos, também podemos contar com Destruction AllStars, distribuída em fevereiro com o PlayStation Plus, mas, honestamente, lutamos um pouco para considerá-lo um exclusivo de peso.
No lado da Microsoft, apesar de que a grande maioria dos 23 estúdios estejam com projetos para 2022 e além, atualmente está com Halo Infinite, Microsoft Flight Simulator, The Medium, Psychonauts 2 e provavelmente Starfield (da qual, no entanto, a exclusividade ainda não foi confirmada), o Xbox Series X parece ser capaz de terminar o ano com mais exclusividades que o PS5, com o risco de que a Bethesda tire algo do chapéu que ninguém ainda sabe e que é tradição do estúdio. Veremos nos próximos eventos o que realmente será anunciado.
O que vocês acham?