Um jogo de baixo orçamento, mas com grandes ambições, tenho que pensar que isto passou pela cabeça de 3 tipos de pessoas, dos investidores da Ninja Theory, dos que viram a sua revelação em 2014 na Gamescom e de quem já experimentou títulos como Heavenly Sword (exclusivo do PS3).
O que ninguém esperaria é que este jogo não apenas marcasse um antes e um depois dentro do estúdio, mas também o primeiro passo na nova era moderna dos jogos AA. Hoje decidimos partir para uma história um tanto curiosa que sabemos que mais de um não levou em conta, como o destino de um est[udio pode dar uma volta de 180 graus ao tentar explorar novos caminhos.
2014, revelado exclusivamente para PS4, Hellblade
Em 2014, durante a Gamescom na Alemanha, a Ninja Theory revelou seu próximo projeto, uma aventura single-player focada em uma guerreira celta, aproveitando o renovado Unreal Engine 4, inicialmente, todas as informações sobre o lançamento indicavam disponíveis apenas para consoles PS4, algo isso não pareceu estranho a ninguém depois do que se viu com Heavenly Sword sendo exclusivo para PS3, deixando um precedente para a relação entre PlayStation e Ninja Theory.
Durante o início de 2015, após diversas entrevistas e novas informações sobre o título, os desenvolvedores da Ninja Theory confirmaram que Hellblade também seria lançado para PC através da loja Steam. Notícias que vieram impactar vários jogadores do console da Sony, já que naquela altura, perder a exclusividade dos jogos, mesmo em plataformas que não pertencem à concorrência direta, foi percebida como um motivo para considerar a perda de valor do jogo no futuro.
8 de agosto de 2017, exclusivamente para consoles PS4 e PC através do Steam , sendo um lançamento médio, definido como indie AA ao preço de 29,99 euros ou dólares dependendo da região, durante seus primeiros 3 meses de lançamento foram vendidas 500 mil cópias , sendo um sucesso pelo orçamento investido pelo estúdio e tendo em conta que foi um lançamento exclusivamente em formato digital .
2018, finalmente, Hellblade chega ao Xbox One
Após um lançamento mais que aceitável, Ninja Theory decide finalmente lançar o jogo nos consoles Xbox One, com melhorias Como o jogo foi anunciado nos consoles Xbox, o descontentamento dos usuários do PS4 não poderia ser esperado devido à perda total da exclusividade do título, logo depois, isso daria uma guinada raramente vista na indústria.
Na E3 2018, na conferência do Xbox , Phil Spencer anunciaria a primeira de várias ondas de aquisições, um dos cinco estúdios adquiridos seria Ninja Theory, deixando agora a licença Hellblade dentro do catálogo do Xbox. Nesse mesmo ano, Hellblade: Senua’s Sacrifice seria lançado no Xbox Game Pass e em formato físico para Xbox One e PS4.
Depois de alguns anos no mercado, Hellblade: Senua’s Sacrifice seria recebido como um título cult e como uma das referências dentro da indústria por popularizar o lançamento de jogos médios (AA), deixando todos na expectativa sobre o que o estúdio faria. Hellblade: Senua’s Sacrifice, sendo uma história aparentemente conclusiva, não tinha sinal de sequência .
Durante o The Game Awards do mesmo ano, a Microsoft pegoy todos de surpresa e chocou a todos no evento, sendo revelado Senua’s Saga: Hellblade II e o Xbox Series. O que antes era exclusivo do Playstation agora era responsável por inagurar uma nova geração de consoles Xbox. É uma reviravolta fascinante.
Ninja Theory faz atualmente parte da Xbox Game Studios, com um novo orçamento da Microsoft e uma excelente relação com a Epic Games, o que os coloca como um dos melhores estúdios de referência em termos de progresso gráfico e técnico na utilização do Unreal Engine 5. Todos os seus esforços, nos últimos anos, foram direcionados para o desenvolvimento da Saga de Senua: Hellblade II, que será lançado em breve em 21 de maio de 2024.