Rode programas e jogos do Windows no seu Android com o Wine 3.0, mas funciona mesmo?

wine

Apesar de não parecer, a Microsoft e o Google estão avançando para um relacionamento mais adulto, pois ambas empresas trabalham em projetos cooperados, como a expansão dos Progressive Web Apps (PWA).

Mesmo quando a Microsoft e o Google não estão trabalhando em projetos neste sentido, seus respectivos usuários estão constantemente encontrando maneiras de fundir os dois sistemas em uma coisa só para aproveitar as vantagens de cada um. Pegue, por exemplo, o lançamento do Wine 3.0, que permite que os usuários do Android executem aplicativos projetados para o Windows 7 em vários dispositivos.

Mas será que funciona? Bem, tal como acontece com a maioria das soluções alternativas, o Android Police publicou algumas notas avisando vários problemas que os usuários podem encontrar ao aplicar o Wine 3.0:

Uma vez que o “Wine for Android” está em seus primeiros dias de vida, existem várias limitações importantes agora. O aplicativo só foi aberto no meu OnePlus 5T – ele não abriu no meu Galaxy Tab S e congelou o meu Pixel 2016. A escala DPI também é muito bugada, e é difícil de usar em um touchscreen. O driver de gráficos não suporta o Direct3D ainda, muitos programas (especialmente jogos) não funcionarão a menos que você possa forçá-los a usar o OpenGL.

O Wine é apenas uma camada de compatibilidade, e não um emulador completo,

então você precisará de um dispositivo Android x86 para aproveitar ao máximo isso. O Wine suporta dispositivos ARM, mas você só pode usar programas que foram portados para o Windows RT. Você pode encontrar alguns exemplos aqui. O projeto Wine está trabalhando no uso do QEM para emular as instruções da CPU x86 no ARM, mas isso ainda não está completo.

Será que conseguirão unificar o Windows e o Android dessa forma, bem, faça o teste e boa sorte. Ficou interessado? Baixe o Wine neste link.

21 comments on “Rode programas e jogos do Windows no seu Android com o Wine 3.0, mas funciona mesmo?

    1. Nao sou torcedor de politico e achei bom o que aconteceu, mas agora, para a justiça ser realmente justa, tem que ir atrás dos outros ex presidentes e do atual também, e fazer a mesma coisa

      1. pois é… esse ai roda programa .exe somente em android com processadores intel (literalmente não existe mais) e programas winrt (store) q rodam em arm…
        ou seja esse emulador emula x86 em processador x86 e arm em arm… nada demais, a microsoft por outro lado colocou x86 em um processador arm e muito melhor q esse wine hahaha os caras manjam

          1. Só pra exemplificar o quanto esses caras não batem bem, saca o título da matéria do Android Pit sobre o leitor de digitais na tela anunciado pela Synaptics:

            Synaptics anuncia primeiro sensor de impressão digital na tela

            Título da matéria do Windows Team sobre o mesmo leitor de digitais na tela da Synaptics:

            Empresa anuncia leitor biométrico direto em displays e a Microsoft deve lucrar com isso

            Esses caras são muito doentes. Vagabundo tendo que se matar pra pagar os juros do cartão de crédito mas só pensam em quanto a Microsoft deve lucrar, mesmo não ganhando um cent com isso. E pra piorar usam o mesmo vocabulário daquele lunático, olha o exemplo do Pedro aí.

          1. pois é, lenovo asus e hp lançaram produtos assim, mas com certeza seus funcionários de marketing não manjam nada, quem manja é comentarista do disqus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *