ROG Xbox Ally vs. ROG Xbox Ally X: Comparando os dois consoles ASUS

Ao revelar dois consoles portáteis no mais recente Xbox Games Showcase, a ASUS e a Xbox buscam conquistar o mercado de laptops Windows com uma oferta que atende a uma variedade de jogadores. Embora o ROG Xbox Ally e o ROG Xbox Ally X sejam muito semelhantes em aparência, existem algumas diferenças significativas entre os dois modelos. Aqui está uma análise completa.

Assim como na primeira versão do ASUS ROG Ally, a principal diferença entre as duas máquinas é o processador. Enquanto o Xbox Ally e o Xbox Ally X contam com os novos SoCs Z2 da AMD, o ROG Xbox Ally é equipado com a versão Z2A, enquanto o ROG Xbox Ally X contará com o mais potente Z2 Extreme.

As duas máquinas já oferecem processadores bem diferentes. O Z2 Extreme apresenta uma arquitetura híbrida de última geração com 8 núcleos e 16 threads (3 núcleos Zen 5 + 5 núcleos Zen 5c) de até 5,0 GHz, suportada por uma GPU Radeon 890M com 16 unidades RDNA 3.5. O Ryzen Z2 A, por outro lado, é baseado em uma arquitetura Zen 2 mais antiga, com apenas 4 núcleos e 8 threads, além de uma GPU RDNA 2 com 8 unidades, apresentando desempenho claramente inferior.

A outra grande diferença entre os dois consoles está em termos de RAM e armazenamento. O ROG Xbox Ally tem 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento SSD, enquanto o ROG Xbox Ally X tem 24 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. Essas diferenças são bastante significativas, e não param por aí, já que encontramos uma bateria de 60 Wh no ROG Xbox Ally e 80 Wh na versão X, o que obviamente influencia o peso das máquinas: 670 g para o Ally e 715 g para o ROG Xbox Ally X.

O ponto em comum entre os dois consoles é a tela, com uma tela IPS de 7 polegadas, resolução 1080p e 120 Hz, compatível com VRR e brilho máximo de 500 nits. A jogabilidade também deve ser semelhante entre as duas máquinas, já que possuem o mesmo chassi e layout de botões.

Mas tenha cuidado, pois o ROG Xbox Ally X possui gatilhos de pulso, ausentes no ROG Xbox Ally. Este último também oferece menos opções de conectividade, perdendo a porta USB4 Tipo-C compatível com DisplayPort 2.1 e Thunderbolt 4. Abaixo estão as especificações técnicas de ambas as máquinas.

ROG Xbox Ally ROG Xbox Ally X
OSSO Windows 11 Home Windows 11 Home
Processador AMD Ryzen Z2 A AMD Ryzen AI Z2 Extreme
Memória LPDDR5X-6400 de 16 GB LPDDR5X-8000 de 24 GB
Armazenar SSD M.2 2280 de 512 GB SSD M.2 2280 de 1 TB
Tela 7″ FHD (1080p) IPS, 120 Hz, 500 nits, FreeSync Premium, Gorilla Glass Victus + DXC Igual à versão padrão
Conforto e controles Empunhaduras inspiradas no Xbox, gatilhos de efeito Hall, ABXY, D-pad, 2 analógicos, 2 botões traseiros, feedback tátil HD, IMU de 6 eixos Empunhaduras retrabalhadas, gatilhos de impulso, ABXY, D-pad, 2 analógicos, 2 botões traseiros, feedback tátil HD, IMU de 6 eixos
Conectividade 2x USB-C 3.2 Gen 2 (DP 1.4 / PD 3.0), 1x UHS-II microSD, 1x conector combinado de 3,5 mm 1x USB4 Tipo-C (DP 2.1 / PD 3.0 / Thunderbolt 4), 1x USB-C 3.2 Gen 2 (DP 2.1 / PD 3.0), 1x microSD UHS-II (DDR200), 1x conector de 3,5 mm
Rede Wi-Fi 6E + Bluetooth 5.4 Wi-Fi 6E + Bluetooth 5.4
Dimensões 290,8 x 121,5 x 50,7 mm 290,8 x 121,5 x 50,7 mm
Peso 670 g 715 g
Bateria 60 Wh 80 Wh
Carregador 65 W 65 W

Dois consoles para dois públicos diferentes

Considerando as especialidades dos consoles ROG Xbox Ally, não há dúvida de que a Microsoft e a ASUS estão mirando em públicos diferentes para cada console. Assim, o ROG Xbox Ally promete ser um excelente ponto de entrada para jogos portáteis em PC, com uma máquina compacta capaz de rodar uma grande parte dos jogos do mercado, desde que você não busque fidelidade gráfica e desempenho excessivamente altos.

O console também permitirá desfrutar do Xbox Cloud Gaming em boas condições graças à sua compatibilidade com Wi-Fi 6E, sendo mais uma máquina secundária que permite jogar ocasionalmente em configuração portátil e, em particular, desfrutar dos jogos menos exigentes no PC Game Pass.

Por sua vez, o Xbox ROG Ally X é mais uma máquina principal, com desempenho superior, o que deve permitir que você aproveite todos os jogos do mercado em condições satisfatórias. No entanto, tenha cuidado, pois atualmente não há máquinas equipadas com o processador Z2 Extreme, então ainda é difícil estimar o ganho de desempenho do console em comparação com o ROG Ally X lançado no ano passado.

As estimativas iniciais sugerem um ganho em torno de 20%, o que poderia permitir uma taxa de quadros suficientemente estável nos jogos mais exigentes e torná-lo um console híbrido poderoso o suficiente para satisfazer as necessidades de jogadores com maiores exigências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *