De acordo com as fontes do jornalista e especialista em jogos Jeff Grubb, as receitas geradas pelo Hi-Fi Rush foram inferiores às expectativas da Microsoft.
Ele discutiu isso durante o último episódio do podcast Game Mess Decides, porém afirma não saber exatamente por que e até que ponto o jogo Tango GameWorks onde pode melhorar, apesar das excelentes impressões dos críticos e quem jogou. Grubb menciona o preço do orçamento, o lançamento no momento do anúncio sem marketing e a inclusão na assinatura do Game Pass como possíveis causas.
“Pelo que ouvi, ele não conseguiu ganhar o dinheiro que deveria”, disse Grubb (22:25 minutos no vídeo abaixo). “Teve boas críticas, as discussões em torno do jogo são positivas, então qual era o problema? Foi o preço? Foi lançamento relâmpago? É porque está no Game Pass?“
Posteriormente, Grubb fez um discurso geral sobre a relação entre a venda de videogames e a assinatura do Xbox Game Pass, afirmando que de fato o serviço, compreensivelmente, pressiona muitos jogadores a não comprarem os jogos incluídos em seu catálogo, portanto, dificilmente estes poderiam registrar altas vendas, além de algumas exceções, como Call of Duty, se a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft for aprovada.
Grubb também disse que a administração da Microsoft não está feliz com o estado do Xbox, mas não acrescentou mais detalhes sobre o assunto. De qualquer forma, especificamos que todas as informações acima não são oficiais, portanto, devem ser tomadas com cautela.
Particularmente, acredito que a Microsoft investiu pouquíssimo marketing do jogo, aliás, foi inexistente, e um jogo com um nível tão alto de aprovação deveria inclusive ter tornado a gata 808 como mascote do Xbox. Contudo, qual a sua opinião sobre isso? Muitos também acusam os próprios jogadores que preferem anúncios prematuros de jogos em CGI e AAA, por “preferirem ser enganados”