Saiba como os aplicativos do Android poderão ser utilizados no Windows Phone

amazon-appstore

Foram muitos rumores de fontes extremamente confiáveis como o The Verge que começaram a afirmar que a Microsoft estaria trabalhando numa forma de emular aplicativos do Android no Windows Phone. A Microsoft está efetivamente trabalhando nisso não tenha dúvida, a questão é será que realmente ela vai lançar este recurso?

O Windows Phone é um ótimo sistema e talvez só fique atrás da concorrência em número de aplicativos, sim os concorrentes ainda tem essa vantagem, mas isso não significa que a Windows Phone Store seja ruim, muito pelo contrário, não para de crescer, mas ainda é o calcanhar de Aquiles do sistema.

A saída para resolver este dilema que conseguir mais apoio dos fabricantes seria emular aplicativos do Android.

Mas como isso deve funcionar?

Agora, parece que os boatos estão crescendo ainda mais. Segundo o site TK Tech News, existem diversas menções apontando que o Windows Phone poderá ser compatível com a Amazon App Store.

Desta forma, o Windows Phone ficará similar ao BlackBerry, suportando aplicativos Android que estariam disponíveis através da Amazon App Store. Em junho, a empresa fechou um acordo de licenciamento com a Amazon, permitindo que ela passasse a oferecer cerca de 240 mil apps Android nos dispositivos BlackBerry 10.

O Windows Phone poderá ter duas lojas, a tradicional que conhecemos que será unificada com a Windows Store do Windows e ainda terá a Amazon App Store, que como dito acima, iria adicionar mais 240 mil aplicativos ao sistema da Microsoft. A soma de todas essas lojas poderá deixar o Windows Phone em pé de igualdade. Porém ao longo prazo pode fazer com que os desenvolvedores percam interesse em desenvolver para Windows Phone já que ele irá aceitar aplicativos do Android.

O que você acha? Boa estratégia?

21 comments on “Saiba como os aplicativos do Android poderão ser utilizados no Windows Phone

  1. No momento a estratégia é a mais acertada.
    Não acho que isso fará os desenvolvedores perderem o interesse pelos apps nativos.
    Desenvolver para WP é muito mais prático do que desenvolver para Android, o WP só precisa aumentar o número de usuários, assim os desenvolvedores começarão a desenvolver apps nativos.
    O crescimento do Windows com apps universais vai estimular muito o desenvolvimento nativo que abrange toda a plataforma Microsoft.

    1. Mas para aumentar de usuários tem várias alternativas e não precisa se render ao Android….a Blackberry fez isso e está comendo o pão que o diabo amassou! AS 2 principais plataformas móveis não usam aplicativos uma da outra! Se for para usar aplicativos Android, eu compro um! Simples!

        1. Longo prazo….já se passaram 4 anos e para esse tipo de indústria é muito tempo. Gosto da plataforma, não troco por nenhuma no momento, torço muito para dar certo mas com esse movimento api de app android…é admitir a derrota!

          1. Não seja pessimista, o WP só entrou de verdade no mercado na versão 8, ainda tem muito a ser apresentado com muitas melhorias e unificação do sistema.
            O Windows é sucesso justamente por suportar todo tipo de linguagem.

          2. Mas pô…usar apps Android? Pra mim não dá! Plataforma tem que sobreviver como tal! Se não dá, passa a vez pra outro! Na minha humilde visão, ela vai se tornar de nicho, assim como o iOS (isso se não usar os apps Andoid)

  2. Eu acho q isso vai acabar trazendo problemas de desempenho pro WP. Emular costuma ser sinônimo de desempenho inferior ao original. Imagina quando estamos falando de Android. Vai começar a ter mta diferença um WP barato pra um caro nessas hrs e acho q isso não será nada bom.

    1. Nisso eu concordo, levando em conta também que os SOs tem diretrizes de design, então vai ficar uma loucura, mistura de Metro + Material Design (fora que nem todos os devs seguem o padrão). Eu particularmente prefiro que a MS jogue pesado (marketing, preços agressivos) para popularizar a plataforma, porque potencial tem, só basta fazer as escolhas certas.

      1. Tbm sou dessa opinião. Se for pra jogar no time do concorrente, pare com o WP, faça apenas o hardware e jogue android nele, seria talvez uma estratégia melhor.

        1. Porém, como o próprio Nadella disse, a MS de hoje é focada em serviços/mobile, e colocar o Android seria um erro, já que o a MS tem suas próprias soluções (Onedrive, Office e etc..), então o jeito é mostrar para o usuário final PORQUE ele deve escolher um smartphone com Windows Phone.

          1. O problema são aplicativos, o WP ainda é pequeno, por mais propaganda da MS, vai sempre aparecer um App modinha que a MS não vai conseguir trazer pro sistema. Ela pegando e colocando dessa Forma, pode portar facilmente esses apps e otimizar eles, ela mesmo faz isso sem depender do Desenvolvedor, com isso o WP sempre vai ter os Apps, e ai ela investe no Marketing pesado, vai conseguir vender muito aparelho, pq os Leigos vão perguntar, Tem Android?, ai o vendedor espertinho, Tem Sim, o leigo vai comprar rodar o app que ele tanto gosta, assim a MS cresce o sistema e em paralelo vai ter mercado suficiente pra pedir pro desenvolvedor uma versão Nativa Windows e ainda Universal, onde ela mesma pode ajudar no desenvolvimento, A Médio prazo é a melhor solução, assim que o WP atingir 20 % do mercado, ou 10%, ai é um abraço apps entrando na loja do hora, e ai ela mata o Suporte a apps de android, isso seria algo temporário e daria certo.

      2. Concordo também, o WP tem um potencial incrível, quem usa sabe. E com a Cortana, Windows 9, e outras novidades aí a Microsoft deve mesmo é investir na popularização, até porque acho muito difícil alguém depois de possuir um aparelho com WP 8.1 querer migrar para outro sistema

  3. Se fizer isso mesmo, já era! Vão cair fora uma parcela considerável de usuários e vai perder mais usuários do que ganhar! Um tremendo tiro no pé! Eu mesmo estou para trocar meu aparelho e a escolha certa era Windows Phone! Com essas notícias aí, vou é dar uma segurada e se por ventura confirmar, vou de Android sem pestanejar!

  4. Aplicativos para Android e iOS são mais completos em ALGUNS casos comparados as versões do Windows Phone. Vai ter uma preferencia natural pela versão do Android a versão do iOS, até mesmo por aqueles que migraram de plataforma.
    Pra que um desenvolvedor iria se preocupar em melhorar o app do Windows Phone, se por acaso o app do Android fosse mais utilizado?
    Se é pra usar app de Android, melhor pegar logo um Android. Vai ser um belo tiro no pé.

  5. Acho que assim a MS ganha a simpatia do público para o WP, e com o diferencial do sistema e sua fluidez pode ser uma grande sacada, antagonicamente pode ser um tiro no pé, como uns amigos comentaram. Confio na MS pra trazer novidades que satisfaçam pelo menos a maioria e com qualidade.

  6. Tomara que não passe de rumores e de certo essa ideia, o WP é um sistema único mas ainda pobre de app. Na minha visão de usuário Microsoft sou a favor, aliás todos aplicativos windows estão vinculados a sua conta. Tudo em breve será em nuvem somente necessitando licenças usando qualquer periférico sem a necessidade de instalação. Então, por que não o WP abrir e interpretar a “biblioteca” do principal concorrente livre nos dias atuais?

    Acredito que quem tem Windows Phone é porque confia na companhia. Seu software e hardware são desenvolvidos por si mesmo ou em aparelhos devidamente especificados. Temos muito a ganhar com isso! Afinal serão duas lojas, a segunda loja só acessa mesmo quem precisar ou querer, bem simples.

  7. eu vendo meu wp e compro um galxy y no mesmo dia pq se é pra ter app e travar uso essa bosta de celular da sagung que trava com pou kkkk

  8. Acho uma boa idéia, desde que esses apps tenham um bom desmpenho a nível do sistema. Aí sim, vai valer a pena. Porque popularizar o Windows Phone ao ponto de igualar a loja com a das outras plataformas, a essa altura do campeonato vai ser complicado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *