O Sea of Thieves teve um começo tempestuoso, com um grande número de usuários não consegui acessar o jogo em seus primeiros dias, os servidores não suportaram tantos jogadores, erros, fechamentos e falhas, que aconteceram durante suas primeiras horas de vida, até a Rare conseguir controlar (mais ou menos) a situação reduzir parte do conteúdo do jogo, paralisar as conquistas, e ainda agendou três paralizações para manutenção de até cinco horas, sendo a última prevista para hoje. Infelizmente, parece que a Microsoft subestimou o potencial do jogo e não se preparou para um forte começo.
Além dessa paralização, hoje foi lançada a primeira atualização do cliente, ou seja, do jogo que rodamos em nosso console ou PC, e o tamanho dela assusta pois é similar ao tamanho do próprio jogo (gigantesca). Em sua primeira atualização após o lançamento, eles esclareceram que, se tivessem optado por uma atualização modular e um patch menor, eles teriam atrasado alguns dias e precisam corrigi o game mais rápido possível. Com este patch virá, entre outras coisas, melhorias de desempenho para o Xbox One X, que sofreu com quedas fps.
Quanto às conquistas, a Rare indica que, por enquanto, continuarão bloqueadas por mais alguns dias, embora digam que estão sendo salvas, e até o final da semana, devemos tê-las em nosso gamerscore.
Outro ponto polêmico seria a cobrança pela morte, ou seja, caso um jogador morresse teria que pagar com moedas de ouro. A Rare confirmou que, finalmente, isso não será implementado, e que eles vão pensar em alguma outra solução que não se traduza em um custo monetário para o jogador. Quanto aos atrasos em receber dinheiro e reputação ao completar suas missões, o estúdio alega estar trabalhando nele e pede aos jogadores que não tentem reiniciar continuamente para consertá-lo. Finalmente, eles prometeram que esta semana virão as recompensas pela pré-venda e o conteúdo do mixpot para todos os jogadores. Eles também planejam atualizar os servidores esta semana, o que deve corrigir muitos incidentes.
Esperamos que a Rare possa resolver esses problemas o mais rápido possível e proporcionar uma experiência melhor para os usuários, além de poder ajustar o jogo, criar novos conteúdos e de lançar eventos mais dinâmicos como prometido. A boa notícia é que o estúdio está a todo vapor e atento aos feedbacks da comunidade.