Não há muitas informações sobre isso, mas Tom Warren, jornalista do The Verge, afirma que a Microsoft pretende considerar as vendas de Sea of Thieves no PS5 como uma espécie de termômetro para frear a iniciativa ou trazer outros títulos para a multiplataforma.
O problema é relatado em um relatório que também menciona a possível data do Xbox Games Showcase, além da provável presença do novo Call of Duty, que poderá, portanto, ser apresentado durante a apresentação dedicada aos títulos do Xbox Game Studios.
Esta seria uma iniciativa bastante importante, porque incluiria efetivamente a importante série da Activision nos títulos do Xbox Game Studios, apesar da intenção de querer mantê-la substancialmente independente como organização, assim como foi com a Bethesda.
Em tudo isto, a ideia seria provavelmente expandir os jogos Xbox que chegam à PS5, mas olhando com atenção os resultados alcançados por Sea of Thieve no console da Sony.
Segundo relatos, parece que os resultados de Sea of Thieves no PS5, em termos de quantidade de cópias vendidas, devem ser levados em consideração para avaliar a possível portabilidade de outros jogos de Xbox no console em questão.
Se o jogo pirata da Rare fizesse sucesso, outros títulos também poderiam chegar . É claro que, por enquanto, a Microsoft e o Xbox não revelaram nenhum outro jogo além desses quatro títulos, então teremos apenas que esperar para ver, mas Phil Spencer, o líder do Xbox, afirma que não tem planos para tornar multiplaforma grandes nomes como Starfield ou Indiana Jones e o Grande Círculo.