Desde que a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi anunciada, os rumores sobre o destino de Call of Duty têm se diversificado de maneiras que antes eram impensáveis. A comunidade Xbox começou a formular possíveis resultados para quais seriam as novas parcelas desta franquia, bem como sua possível exclusividade com os consoles Xbox e sua possível chegada ao Game Pass. Em suma, um mar de possibilidades que hoje permanece um mistério.
Durante o ano passado, que foi o auge da conversa graças aos testes e negociações da Microsoft com vários reguladores e empresas ao redor do mundo, nós, como espectadores, descobrimos várias coisas que nos deram clareza sobre o futuro do Call of Duty. Dentro de todo esse mundo de informações, finalmente aprendemos como funcionavam os contratos de exclusividade com o PlayStation, as cláusulas proibitivas que eles assinaram e, claro, os jogos antigos e sua possibilidade de chegar ao Game Pass no futuro, talvez não tão longe.
Call of Duty no Game Pass, um golpe para a indústria em 2024
Como sabemos, os jogos Call of Duty mais recentes não chegarão ao Xbox Game Pass devido a uma cláusula que o impede. Isto foi revelado em documentos apresentados durante o julgamento com o regulador europeu FTC. Relatos que, além de indicarem como funcionam os negócios das empresas para publicar seus jogos, deixaram claro o posicionamento da Microsoft sobre a utilização desse conteúdo. E não é à toa, já que uma compra de tantos milhões deve trazer renda ou oportunidade para o comprador, então em algum momento farão parte de uma estratégia do Xbox.
De acordo com comunicado divulgado pela Activision Blizzard antes da aprovação final da compra, jogos como Diablo IV e Call of Duty Modern Warfare 3 serão lançados no Game Pass, e isso não exclui outros lançamentos do estúdio. Mas há jogos que o farão em 2024.
É incrível ver a expectativa pela construção de Call of Duty: Modern Warfare III. À medida que continuamos a trabalhar para a aprovação regulatória do acordo com a Microsoft, recebemos algumas perguntas sobre se nossos jogos futuros e lançados recentemente estarão disponíveis através do Game Pass.
Quanto tempo teremos que esperar?
Agora que não há muita expectativa para grandes lançamentos multiplataforma, e entendendo que o Game Pass pode iniciar uma grande seca, é hora de Call of Duty chegar ao serviço. Pode parecer aleatório e também “não estratégico”, mas também está se tornando uma espera preocupante.
Embora cada empresa decida seu momento, quando um game anuncia seu lançamento e depois é adiado, isso afeta sua reputação. Agora, a aquisição da Activision Blizzard é algo que esperávamos há muito tempo, e o fato de nada se concretizar começa a afetar o boom mediático do que foi uma compra gigante.
Assim, e depois de tudo o que foi referido, parece evidente que isto ainda está por definir. Depois dos primeiros resultados financeiros da Activision como parte da Microsoft , parece que o ambiente é positivo e o balanço pode indicar que agora querem correr riscos e tentar coisas novas. Desta forma, sim, fevereiro pode ser o mês para receber todos os antigos Call of Duty no Game Pass.