Microsoft diz que não irá usar Call Of Duty para vender Xbox; sério isso?

Há anos que vimos a Microsoft afastar-se do objetivo de pura venda de consoles – a equipe  aceitou que a Sony provavelmente venderá mais consoles por enquanto. Dito isto, a aquisição da Activision Blizzard e da franquia Call of Duty parecia fornecer uma boa oportunidade para fechar essa lacuna nas vendas, mas depois da entrevista desta semana com Phil Spencer sentimos que agora mais do que nunca – a Microsoft realmente não está incomodada se você mude para um console Xbox apenas por causa do Call of Duty.

Sim, depois de analisar a entrevista algumas vezes, um comentário – e especificamente a maneira como Phil o fez – realmente chamou nossa atenção. O chefe do Xbox reiterou que os fãs de Call of Duty em qualquer plataforma ainda são bem-vindos após a aquisição, e ele disse abertamente que a Microsoft não está tentando usar a popular franquia como forma de vender consoles Xbox.

“Para jogadores de Call of Duty no PlayStation e, no futuro, na Nintendo, quero que vocês se sintam 100% parte da comunidade.

Não temos objetivo de tentar usar Call of Duty para fazer você comprar um console Xbox.

Quero que a nação Call of Duty se sinta apoiada em todas as plataformas.”

Há algo na maneira como Phil fez essa declaração que simplesmente atingiu, e realmente deixou claro o que se trata essa aquisição, ou talvez mais importante, o que não se trata. O chefe do Xbox geralmente sabe exatamente o que dizer e quando dizer, e esse comentário sobre Call of Duty nos pareceu super genuíno.

É claro que nem é preciso dizer que qualquer empresa de tecnologia deseja que seu hardware venda bem, e a Microsoft ficaria muito feliz em ver o aumento nas vendas de consoles Xbox nos próximos anos. E, no entanto, a equipe realmente não parece preocupada em forçar a saída do PlayStation ao adquirir franquias como Call of Duty, e temos ainda mais motivos para acreditar neles agora que a aquisição foi concretizada.

Vamos aos fatos

A verdade é que a Sony depende estritamente do Playstation como peça de hardware, e a Microsoft quer atingir mais de um bilhão de jogadores. Desse modo, o Xbox busca ser algo mais onipresente nos PCs, smartphones e consoles. A Redmond se prepara para uma possível era onde a nuvem possa ter uma participação grande de jogadores, e ela quer o público do nela, além de que vai querer que Call of Duty continue forte.

Vamos ser sinceros e admitir que Phil Spencer é um sujeio da paz, pacífico e amistoso com a concorrência. Ele só adquiriu váris estúdios que eram importantes para o Playstation como a Ninja Theory, e algumas editoras como Bethesda e Activision Blizzard – é um sujeito bem amigável com a concorrência (risos).

Apesar das palavras de Phil Spencer, é claro que Call of Duty será utilizado como ponta de vendas de consoles pelo simples fato de ser “gratuito” para assinantes do Xbox Game Pass. Enquanto no Playstation se paga 350 reais por ano para jogar a saga de tiro, o público do Xbox gastará bem menos e terá vários jogos a sua disposição. Qualquer fã de Call of Duty que ama seu dinheiro e entenda de matemática básica vai saber escolher onde jogar.

Spencer não irá obrigar a jogar Call of Duty no Xbox – não por pelo menos pelos próximos 10 anos –  quantos mais jogadores, mais dinheiro para a Microsoft. Contudo, não será tão paridade quanto muitos acham.

O que vocês acham?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *