O que Shinji Mikami tem reservado para o Xbox Series X e Series S? O anúncio da compra da Bethesda pela Microsoft foi um dos destaques do ano. E que Mikami está agora no Xbox, uma das maiores comemorações de 2020, apesar de estar totalmente ofuscado por nomes como Elder Scrolls, Doom ou Fallout. Grande engano, pois o nome de Shinji Mikami é um dos que deveria ter soado mais próximo ao anúncio. O criador de Resident Evil, Dino Crisis ou The Evil Within está no Xbox junto com o resto da equipe Tango Gameworks. Então, pegamos o Halloween 2020 para pensar sobre o que poderia oferecer Shinji Mikami no Xbox Series. Porque o rei do terror está em casa.
O inventor do gênero
Shinji Mikami é um dos grandes nomes que dominaram o terror de sobrevivência desde os anos 90. Seu papel como criador de Resident Evil o catapultou para o topo do gênero desde o primeiro título da saga. E desde então, sua marca vem sendo vista ao longo da história do gênero. Mikami está ligado a nomes como Dino Crisis ou The Evil Within, além de jogos tão importantes como os quatro primeiros Resident Evil; um dos quais, Resident Evil 4, ganhou o GOTY em 2005, sendo o único survival horror a fazer isso até o momento.
No entanto, o sucesso de Mikami não foi fruto do acaso, mas de uma combinação de talento inato com um domínio completo do gênero em todos os seus campos. Shinji Mikami juntou-se à Capcom após experimentar Sweet Home (1989), um jogo que seria considerado o precursor de Resident Evil e do gênero. Alguns elementos como os quebra-cabeças, a mansão mal-assombrada ou a existência de vários finais seriam uma inspiração clara para a saga de zumbis da Capcom. E Mikami queria aproveitar sua experiência com Sweet Home para cimentar o que viria a seguir, embora adaptando-o à sua visão.
“Eu amei Sweet Home. E eu queria desconstruir sua essência para criar a minha própria “
Além de participar dos primeiros quatro jogos da série, o currículo de Mikami não se limita a esta série da Capcom. Ele também foi o criador de Dino Crisis, outra das grandes bandeiras do gênero, cujo retorno na forma de um remake há muito espera pelos fãs. E ele participou de jogos que viraram para a ação, como Shadows of The Damned, Vanquish ou mesmo Phoenix Wright: Ace Attorney. Todos eles jogos renomados, embora sem dúvida tenha sido no survival horror, onde conseguiu se destacar.
Survival horror ‘old school’
“Se estamos falando de filmes que me inspiraram, definitivamente temos que começar com Dawn of the Dead. Depois disso, e em nenhuma ordem particular, The Texas Chainsaw Massacre ou Evil Dead. Mas quando se trata de terror de sobrevivência, é menos sobre filmes de terror puro e mais sobre filmes como Tubarão ou Alien. Esses dois foram referências importantes para os meus trabalhos ”.
Como Mikami confessou em várias entrevistas, a ideia original de Resident Evil era que os inimigos eram fantasmas ou espíritos. No entanto, no auge dos zumbis de Romero, Mikami optou pelos mortos-vivos como inimigos da saga, com a intenção de aproximar o título de um público majoritário. E certamente estava certo.
Embora os zumbis tenham se tornado o grande incentivo de Resident Evil, com Dino Crisis ofereceu algo totalmente diferente. E com The Evil Within ele mudou Romero para Frankenstein como a referência principal. Os fantasmas e o folclore sempre estiveram presentes em suas obras; algo que vimos em The Evil Within si mesmo, em Shadows of The Damned e que provavelmente veremos, de uma forma muito mais detalhada, em Ghostwire Tokyo.
Mikami sabe exatamente em que terreno está se movendo. A sua carreira tem sido marcada pelos grandes clássicos do cinema e da literatura de terror, mas não ignorou as novas tendências. Por isso, reconheço o trabalho de filmes como Get Out ou Midsommar, que deram uma guinada no gênero, indo de um terror sangrento e violento a algo mais íntimo e introspectivo.
“Desde o aparecimento dos zumbis, eles chamaram a atenção das pessoas. Nada foi capaz de competir com eles; com aquela aura humana que eles têm ”.
Apesar disso, Mikami é um animal de hábitos. E ele se declarou abertamente um fã e inclinado a criar o terror da “velha escola”. Esse terror baseado em seres monstruosos que aparecem de repente, contra os quais os protagonistas dificilmente podem ser medidos, deixando apenas a possibilidade de fuga. Esse terror que esperamos nos apanha no Xbox Series X|S.
O que esperamos de Mikami no Xbox Series X
“Gostaria de continuar pegando ideias de nicho e trazendo-as para jogos que estão na linha de frente. Num futuro não muito distante”.
Suponho que todos nós esperamos o mesmo: que ele continue a criar como vem fazendo há 20 anos. Que ele continue a revolucionar a indústria, mas sempre fiel a si mesmo. Shinji Mikami inventou o gênero e tem plena consciência das águas pantanosas em que opera: um gênero de nicho, que normalmente não atrai o público mainstream. Essa tensão, aquele empurrão e puxão que não deixa você respirar durante o jogo, geralmente não se encaixa na maioria das necessidades que os jogadores procuram atender com os videogames.
Mas nada disso o impediu de fazer o que queria. E não só isso, mas foi Shinji Mikami quem conseguiu expandir o gênero e se tornar conhecido do público. É verdade que existem sagas que já fizeram seu nome, mas nenhuma atingiu o auge de Resident Evil.
E agora, com todo o orçamento e recursos que a Microsoft pode oferecer, você tem liberdade para criar o que mais gosta sem restrições. E, o melhor de tudo, exclusivamente para a Microsoft.
The evil within 2 foi subestimado e to ancioso pra Ghostwire tokyo
Que venham bons jogos o resto é conversa.
Você sabia? O único console do mundo a vir com um cabo HDMI 2.1 na caixa, é o Xbox Series X.
Para mais informações como está, aguarde por novos comentários do KingsGoku.
Você sabia? O único console da história a vir com um dildo é o ps5.
Hehehehe
Se for parar pra pensar, a Sony não tem falado muito sobre 120fps…
Que eu saiba 2.1 é para 4k 120 fps…
E o 2.0 é para 4k60 fps…
Acho que a Sony está consciente que não irá rodar a 4k120 fps e nem vai mandar o cabo… HDMI 2.1
Saudações Colosso
Lista de jogos PS5 com 120fps
Call of Duty: Black Ops Cold War
Devil May Cry 5 Special Edition
Dirt 5
Monster Boy and the Cursed Kingdom
Rainbow Six Siege
E ai, como que fica?
Mas será que rodariam 4k 120 fps?
Pois com resoluções menores, se eu não me engano o 2.0 suporta 120 fps…
Mas independente disso o mínimo era a Sony mandar um cabo 2.1… se for 2.0 é vergonhoso
Valeu pelas contribuições.
Saudações Colosso
não porque a resolução de output continua sendo 4k, apenas a resolução interna do jogo que seria menor
Continua sem 4Kkkkkk
Morango
Sim o problema é que não tem esses jogos rodando no PS5 a 120 fps tem materia jornalistica. Então esperar para ver. Acredito que vai pegar 120 fps no PS5 sem problemas ja que Series S pegou
hum
Shinji Mikami no Xbox.
Semkabu Kipresta no PS5.
Kkkkk ri alto kkkkk
Sujaru Minhamoto no Switch
Kkkkkk
Tô rindo ainda kkkkkkkkkk
???
Muito bom!
???
????
Ñ é o tipo de game que curto mas é bom ter cartas ná manga para ter opçao ?
Esse cara que participou da criação do melhor RE que joguei na vida? O RE4?
sim
Bem lembrado esse japa é muito bom em jogos de terror… Passou mesmo batido isso…
Saudações Colosso
OFF: BRUH RYSE NEXT
https://mobile.twitter.com/GameLeaksRumors/status/1322467191879569408
Robinson 2?
Esse mesmo
A aquisição que a mídia não quer contar pra ninguém, ta todo mundo caladinho sobre esse assunto. Só foi o responsável por essa relíquia aqui que revolucionou os jogos de terror dali em diante.
https://youtu.Be/vvTRGSarUDA
Mikami so acerto gol de placa Dino Crisis, RE e The Evil são fodas demais
Shinji Mikami é mais importante pra indústria do que é, por exemplo, Hideo Kojima. Estamos falando do criador do maior survival horror da história dos jogos, a franquia Resident Evil, que esteve presente em alto nível de qualidade em The Evil Within. Não posso nem imaginar o hype e chupação que seria se aquele estivesse agora vinculado ao lado azul. Em definitivo o lado verde da força é o ecossistema definitivo e obrigatório pra quem gosta de jogos de RPG, shooter, corrida e também survival horror.
Shinji Mikami mito
É so eu que to animado pra ver o Ghostwire tokyo?
também mesmo sendo exclusivo de play 5
Shinji Mikami>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> KOCOjima
ghostwire tokyo é tão zoado que aquela milf japonesa que apresentou o jogo na e3 dropou o projeto
ela era a diretora, shinji é só produtor
Xbox $inji x PS cocojima
keiichiro toyama também trabalha pra sony
Não o conheco
criador de silent hill
Em qual Studio?
Ata
Shuparo Miarolla também trabalha na Sony,
Excelente materia jorge cuidado o gamer cabeça dura vai vir aqui dizendo microsoft não compro bethesda hahahahahha. The Evil Within e Dino Crisis, Resident são fodas mesmo.
Iria ser foda sair um The Evil Within 3 inovado, mais terror, mais survival e um mundo aberto mais tenebroso. Joguei os 2 The Evil Within e achei o primeiro com uma pegada mais terror que o 2. O 2 eu já achei mais na pegada “COD”. Mais ação do que terror.
Shinji Mikami é mais importante pra indústria do que é, por exemplo, Hideo Kojima. Estamos falando do criador do maior survival horror da história dos jogos, a franquia Resident Evil, que esteve presente em alto nível de qualidade em The Evil Within. Não posso nem imaginar o hype e chupação que seria se aquele estivesse agora vinculado ao lado azul. Em definitivo o lado verde da força é o ecossistema definitivo e obrigatório pra quem gosta de jogos de RPG, shooter, corrida e também survival horror.
acho que a sua importância é ao nível do kojima, não superior e no mesmo patamar que Jonh Homero, pois eles são pessoas que praticamente criaram gêneros importantes pra indústria. Shinji o survival horror, hideo o stealth, e jonh o fps.
Não esqueça que RE4 praticamente revolucionou os jogos de tiro em terceira pessoa ao ponto de ser copiado até hoje.Antes de RE4 mirar em jogos de ter eita pessoa sempre era meio zoado.
Tem preparado jogos indies para inchar o gamepass
RIP Bethesda