Ele já havia anunciado há algum tempo, mas agora é oficial: Shuhei Yoshida deixou o PlayStation, aposentando-se da Sony após 31 anos de carreira honrosa e as fotos da festa de despedida realizada nos últimos dias nos escritórios confirmam que sua saída do a cena ocorreu agora.
Yoshida atuou recentemente como coordenador e intermediário da Sony para projetos independentes, uma paixão sua há anos, mas ele tem sido um elemento-chave na evolução do PlayStation há muito tempo, principalmente como presidente da SIE Worldwide Studios , uma função que ele realizada de 2008 a 2019, período fundamental para o crescimento da empresa.
Ele havia anunciado sua intenção de deixar o cargo já em novembro passado, e nas últimas horas seu conselho sobre os 22 jogos para jogar soou um pouco como uma espécie de legado e resumo do que o executivo fez pela Sony.
A sua demissão causou tristeza na comunidade mas também muitos agradecimentos pelo que fez em todos os anos que passou na PlayStation, e no último dia de trabalho nos escritórios não poderia faltar uma verdadeira festa, completa com bolo e gadgets personalizados.
At farewell party yesterday 😆 pic.twitter.com/hpiPWQIO1z
— Shuhei Yoshida (@yosp) January 14, 2025
Tendo ingressado na Sony Corporation em 1986, Yoshida foi um dos primeiros membros a colaborar no projecto PlayStation desde Fevereiro de 1993, revelando-se assim uma espécie de elemento fundador da consola e tornando-se depois numa das figuras mais apreciadas pelo público.
A era PS4 foi a que mais o destacou como presidente da Worldwide Studios, num período em que se revelou particularmente capaz de avaliar projetos de videojogos e aprimorá-los.
Com a passagem das responsabilidades para Hermen Hulst, Yoshida conquistou um espaço que lhe é particularmente agradável, mais próximo dos jogos indie que sempre amou, até à decisão de finalmente deixar a Sony. Aos 61 anos, ainda não sabemos se irá se aposentar definitivamente ou se pretende continuar com uma nova aventura, mas acompanharemos com interesse qualquer evolução.