O jogo é baseado na época da pirataria de barcos à vela no Caribe, nos anos de 1620 a 1680, em qual o seu personagem pode viver adotando a nacionalidade de ingleses, espanhóis, holandeses ou franceses.
No início do jogo seu personagem criança e órfão vê sua família sendo arrancada pelos vilões espanhóis Marquês Moltaban e Barão Raimundo, depois que se torna um adulto, resolve vingar sua família, se alistando na tripulação de alguma nação escolhida pelo jogador,começando assim a aventura pelos mares do caribe em busca de riquezas, títulos e vingança.
Apesar de já ter recebido um pequeno remake, a obra agora foi totalmente remodelada para se aproveitar das novas tecnologias.
Este novo “Pirates!” mantém o mesmo espírito, mas ganhou uma trama central: jogadores controlam um jovem aristocrata que teve sua família roubada e transformada em escravos por um capitão mal intencionado. Como o único a escapar da tragédia, ele jura vingança e vira recruta em um navio – que depois de um motim, o elege capitão. Com apenas o vento do Caribe e a raiva em seu coração para levá-lo adiante, ele parte em sua missão.