Sonic Mania chega ao PC com proteção anti-pirataria polêmica, exigência sempre online

sonic-mania

Para os jogadores que foram donos de um Mega Drive em sua infância, é difícil não ser fã de Sonic. Se você não tem um console, saiba que o “Sonic Mania” acaba de chegar aos PCs Windows – duas semanas após o Xbox One e PS4. Nós até mostramos o veredito de vários sites especializados no assunto.

A polêmica do dia não é nova, só mudou de jogo. O Ars Technica relatou que se você tenta rodar Sonic Mania enquanto o Steam está em modo offline, surge uma mensagem de erro dizendo que “o usuário deve estar logado para jogar”. Este é um problema para muitos.

A antipirataria da Denuvo

A Sega resolveu imbutir no Sonic Mania para PC um sistema de proteção contra cópia Denuvo, e essa implementação não libera o jogo quando o Steam está em modo offline — mesmo se você já tiver jogado antes.

Soluções de DRM podem ter um impacto negativo no desempenho. Quando os desenvolvedores de Rime removeram o Denuvo, usuários notaram que o tempo de carregamento foi notavelmente reduzido. Isso também aconteceu com Deus Ex: Mankind Divided, Mirror’s Edge: Catalyst e Rise of the Tomb Raider. Quando o mesmo ocorreu com Doom e Inside, esses jogos receberam uma atualização para remover a proteção de DRM.

Você acha que a Sega está certa? Ou é como punir quem realmente paga pelo jogo?

Fonte: Ars Technica

18 comments on “Sonic Mania chega ao PC com proteção anti-pirataria polêmica, exigência sempre online

  1. Existem diversos estudos que mostram que as práticas anti-pirataria no fim das contas só prejudicam quem realmente compra o jogo, pois aumentam o custo de produção e manutenção além de gerar problemas como esse pois no fim das contas a imensa maioria das pessoas que baixa uma cópia pirata não iria comprar o jogo de qualquer forma, um jogo que bloqueia a pirataria não vende mais por isso.

    1. Uma pessoas que baixa uma copia pirata não compraria o jogo? Porque diabos baixa pirata?

      É o mesmo que falar que baixa musica pirata para não ouvir, já que não compraria o CD.

      1. O que eu disse foi que essas pessoas só jogam se tiver uma versão pirata, se não tiver elas simplesmente vão jogar qualquer outra coisa, menos comprar o jogo, entendeu? Bloquear a pirataria não faz o jogo vender mais.

        1. Vão jogar outra coisa pirata… A questão não é bloquear um jogo, mas fechar o cerco da pirataria e obviamente fazer as pessoas comprarem o que ela usam.

          1. Acho que você interpretou meio errado a minha opinião sobre isso, não estou dizendo que tem que ser liberado ou que quem faz isso está certo, estou dizendo que está errado prejudicar quem paga fazendo algo que no fim nem dá resultados efetivos. Não digo isso baseado em achismo, mas em diversos estudos sobre o assunto que já li. E sobre o que disse de jogarem outa coisa pirata não é necessariamente verdade, existem muitos jogos grátis bons.

    2. Na verdade o aumento do número de vendas dos games com a DRM já paga com sobra o próprio investimento na DRM, portanto não encarece o jogo.

  2. Lembro que quando eu comecei a jogar Starcraft eu comecei usando um pirata, lá no século passado…
    Enfim, o sistema antipirataria era bem falho. Conseguia jogar no multiplayer, mas as vezes não dava pra entrar. Pra resolver o problema, fazia de novo o registro do jogo, por meio do link da Blizzard, e eu conseguia jogar pela battle.net novamente.
    Bem, me redimi, comprei o jogo um tempo depois, e o Remastered esse mês. Agora tem essa mesma proteção: preciso estar logado para ter acesso ao remastered (o original está de graça agora).

  3. A galerinha Master Race gosta de flertar com a pirataria mesmo o jogo tendo um preço bem acessivel. Tem mais e que se fuder. Eu to jogando Sonic Mania no Xonao. Muito divertido.

  4. Pelo o que vi nas reviews na Steam de quem COMPRA o jogo 1/3 da Comunidade tão puta com o DRM , por que sofreram atrasos etc , sendo que eles compraram o jogo , ou seja DRM prejudicando gente seria

  5. Bom, como diria uma certa pessoa de um outro blog de TI, o custo-base de qualquer coisa na internet é zero, logo, se a Sega oferecesse o jogo sem a proteção, as vendas no Steam seriam bem menores.

    Pra fazer o indivíduo comprar, vc tem que oferecer algo além do que Jack Sparrow ofereceria, nem que seja apenas a satisfação de apoiar a empresa (apelo do GOG, por exemplo)… Nem todo mundo se importa com achievements e cards do Steam.

    No final das contas, porém, proteções DRMs muito intrusivas são práticas anticonsumeristas e portanto devem sofrer algum tipo de penalidade.

  6. Fui fã de Sonic no mega drive e gostei dessa ideia de explorar novamente o modo scrolling porque os games 3D mais moderno na minha opinião não prestaram. Mas ainda não vou comprar esse game porque não é um título play any where.

  7. Pensei que ME Andromeda seria o ultimo a usar essa bomba? Engraçado é que no Ps4 rola clonagem de HD, é o sistema da Sony, não detecta isso. Algumas empresas deveriam repensar mais quando lançarem algo para o PC, pois a realidade tem mudado e pirataria se tornou algo paliativo, com os preços da Steam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *