A Sony tem sido duramente criticada por diversos motivos, e um deles ela acaba de admitir e voltar atrás, em parte. A japonesa anunciou que manterá sua loja digital PS3 e Playstation Vita aberta “no futuro previsível”. A loja do PSP ainda será fechada em 2 de julho de 2021, conforme planejado originalmente.
“Após uma reflexão mais aprofundada, no entanto, fica claro que tomamos a decisão errada aqui. Portanto, hoje estou feliz em dizer que manteremos a Playstation Store operacional para dispositivos PS3 e PS Vita. A funcionalidade de comércio do PSP será desativada em 2 de julho de 2021, conforme planejado”, anunciou o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, em uma postagem no blog.
A Sony havia anunciado originalmente que as lojas digitais de seus consoles mais antigos seriam fechadas no final de março, tornando impossível para os clientes comprar cópias digitais de jogos para esses sistemas. Um movimento completamente diferente do adotado pela Microsoft que disponibiliza jogos até mesmo do Xbox Original por meio de sua loja e retrocompatibilidade.
A Sony diz que a mudança para as lojas “nasceu de uma série de fatores, incluindo desafios de suporte ao comércio para dispositivos mais antigos”, juntamente com um desejo de focar mais em produtos mais novos (como o Playstation 5).
Após o anúncio, porém – e a reação dos proprietários de PS3 e PS Vita chateados que eles não seriam mais capazes de comprar novos jogos – parece que a Sony cedeu e manterá essas lojas abertas indefinidamente.