Por essa ninguém esperava, mas a Microsoft de certa forma ganhou mais apoio em sua tese para adquirir a Activision Blizzard. Ocorre que, Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, disse em entrevista ao Financial Times que sua empresa está de olho nos jogos em nuvem e pode usar inteligência artificial nessa área no futuro, mas que ainda existem muitos obstáculos.
Como sabemos, a nuvem é a razão pela qual a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi bloqueada no Reino Unido pela CMA, mas Yoshida admitiu que não é uma indústria capaz de ameaçar as vendas de jogos no momento nativo.
De fato, o CEO disse ao jornal que a maioria dos usuários ainda usa um console ou um PC para jogar, em vez de recorrer ao streaming, e que os serviços de jogos em nuvem, como OnLive e Stadia, falharam, enquanto o Game Pass da Microsoft está em alta.
Quanto às dificuldades, Yoshida falou dos possíveis problemas de latência e do custo de rodar os servidores mesmo nas horas mais silenciosas: aspectos que representam barreiras importantes para a Sony, enquanto a Microsoft tem investido maciçamente neles.
As referências à inteligência artificial giram em torno de Sophy, a tecnologia que a Sony desenvolveu para competir com os jogadores do Gran Turismo e que poderia de fato ser usada em qualquer aplicativo de streaming.