Por meio de acordos, a Sony está bloqueando o lançamento de quatro jogos no Xbox, incluindo Silent Hill 2 Remake e Final Fantasy XVI. Esta é uma atitude tradicional da japonesa que usa da sua força da participação de mercado para fechar contratos contra o console da Microsoft.
Enquanto a Sony acusa sua concorrente Microsoft no decorrer da aquisição de querer reter jogos do catálogo da Activision como Call of Duty no futuro, eles estão fazendo exatamente isso.
Como a Microsoft afirma em resposta à autoridade supervisora britânica, a Sony bloqueou permanentemente a publicação de jogos exclusivos para outras plataformas, incluindo o Xbox, por meio de acordos.
Entre os jogos que a SONY parece estar mantendo permanentemente dos jogadores no Xbox incluem Final Fantasy VII Remake, Final Fantasy XVI, Silent Hill 2 Remake e Bloodborne.
A Microsoft disse: “Além do conteúdo exclusivo, a Sony também firmou acordos com provedores terceirizados que prevêem a ‘exclusão’ do Xbox das plataformas nas quais esses provedores podem distribuir seus jogos. Alguns exemplos proeminentes desses acordos incluem Final Fantasy VII Remake (Square Enix), Bloodborne (From Software), o próximo Final Fantasy XVI (Square Enix) e o recentemente anunciado Silent Hill 2 Remastered (Bloober Team).”
Não se pode descartar que a Sony tenha feito acordos para outros jogos (terceiros) para bloqueá-los permanentemente da plataforma Xbox.