Christopher Dring, editor da GamesIndustry que hoje conhecemos bem pela sua presença constante em análises e dados de vendas do mercado de videogames, deu a sua opinião sobre a recente viragem da Sony para os jogos multiplayer, argumentando que é um movimento obrigatório para crescer.
Recentemente, sob a liderança de Jim Ryan, a PlayStation Studios tem se voltado cada vez mais para a esfera multiplayer e de jogos como serviço, com vários projetos previstos para serem lançados nos próximos anos, aproximadamente uma dúzia até 2026.
Isto gerou várias controvérsias porque muitos jogadores temem que este ponto de viragem possa afetar a produção dos típicos jogos single player da PlayStation.
Porém, para Dring a escolha é acertada e praticamente inevitável. “Infelizmente, a menos que a Sony consiga construir jogos multiplayer sólidos para ter receitas mais consistentes no negócio de software, ela terá dificuldade para crescer significativamente”, explicou Dring.
Single player games are profitable, & Sony has proven that. But they’re risky and growth is gradual. Gamers have gravitated towards live service, which generates huge income. So it makes sense that’s where you’d go.
They just need to push there alongside its single player games
— Christopher Dring (@Chris_Dring) October 2, 2023
O jornalista relatou então que a empresa avançou tarde nesta área, mas pode contar com a vantagem do público dedicado através da PSN, que já garante um público significativo de jogadores, mas deve encontrar os jogos certos, capazes de funcionar adequadamente no setor de jogos como serviços.
Como relatou Dring, “a base instalada do PlayStation não cresceu muito em 20 anos”, acrescentando que “as receitas aumentaram através de assinaturas e canais digitais”, mas “o crescimento nessas áreas está desacelerando”.
Unfortunately, unless Sony builds out some multiplayer games and stronger revenue from its software business, it will struggle to grow significantly https://t.co/gShpFJfZBz
— Christopher Dring (@Chris_Dring) October 2, 2023
Isso não significa uma mudança direta exclusivamente para o modo multiplayer, é claro: “ Os jogos para um jogador são capazes de ser gêneros lucrativos e a Sony provou isso”, acrescentou Dring. “Mas estão sujeitos a riscos fortes e o crescimento neste espaço é muito gradual. Os jogadores estão a gravitar para serviços, que em vez disso geram receitas gigantescas, por isso faz sentido que este seja o espaço em que queiram concentrar-se.”