O CFO da Sony, Hiroki Totoki, comentou a ideia de um “PlayStation Game Pass“, ou um serviço de assinatura que também pode incluir jogos first party desde o primeiro dia do lançamento como ocorre com o Xbox Game Pass. Totoki repete o que foi dito, de forma semelhante, em outras ocasiões: um serviço desse tipo exigiria menores custos de produção e teria impacto na qualidade dos jogos.
Precisamente, a declaração completa de Totoki diz: “Evito comentar sobre a estratégia de nossos oponentes. Nossa ideia atual é ter custos de desenvolvimento e investimentos em P&D adequados para produtos de qualidade. Isso melhorará a plataforma e também melhorará nossos negócios no longo prazo. Se distribuíssemos jogos AAA no PS5 por meio de serviços de assinatura, talvez tivéssemos que diminuir o investimento necessário e isso deterioraria a qualidade dos jogos originais – essa é a nossa preocupação. Portanto, queremos ter certeza de que gastamos a quantidade certa de recursos. desenvolvimento para ter produtos sólidos para introduzir da maneira certa”.
Sony CFO Hiroki Totoki full quote on PlayStation AAA titles being put straight onto subscription services. 👇 pic.twitter.com/7474ZxUDsZ
— Genki✨ (@Genki_JPN) May 10, 2022
A linha de pensamento de Totoki é, portanto, a mesma expressa várias vezes pela Sony e PlayStation. Segundo a empresa, um serviço de assinatura não combina com muitos produtos AAA que têm custos de desenvolvimento muito altos.
Sem ter em mãos os dados do Xbox Game Pass, PlayStation e os custos de produção dos jogos de ambas as empresas, não podemos chegar a uma resposta definitiva. Por enquanto, esta é a política da Sony e não parece pronta para mudar rapidamente.