O conhecido analista Michael Pachter, da Wedbush Securities, acredita que a Microsoft fez a coisa absolutamente certa ao decidir transferir alguns dos exclusivos menores do Xbox para os consoles Nintendo e PlayStation.
Na sua opinião, não faz sentido manter a exclusividade dos jogos para uma plataforma em 2024, especialmente tendo em conta o crescimento dos orçamentos de desenvolvimento – este modelo está irremediavelmente desatualizado, e a Microsoft foi a primeira a perceber isso, enquanto os seus concorrentes continuam a “permanecer em o passado . “
“Por que a Microsoft começou a portar seus jogos exclusivos para outras plataformas? Porque a abordagem da Sony e da Nintendo de vincular os jogos a um sistema específico não fazia mais sentido. É um modelo desatualizado. A Nintendo o introduziu em 1985 e funcionou por 40 anos. “A Sony seguiu a Nintendo em 1995 com o PlayStation, e a Microsoft seguiu em 2001 com o Xbox. Funcionou por muito tempo e depois não funcionou”, explicou Pachter.
The Nintendo and Sony model of proprietary titles on proprietary platforms is the wrong model, it's a broken model. It used to work for 40 years, but not anymore. pic.twitter.com/nztWf7fPL2
— Idle Sloth💙💛 (@IdleSloth84_) April 5, 2024
Pakter acredita que o conceito de exclusividade não desaparecerá completamente – alguns jogos aparecerão inicialmente apenas em um lugar ou ecossistema. Mas bloquear para sempre projetos caros em um hardware específico é simplesmente estúpido – em vez disso, você precisa escalar e cobrir as plataformas dos concorrentes.
“Imagine que você possui um estúdio de cinema que tem sua própria rede de cinemas. Você só pode exibir seus filmes lá e pode até ganhar dinheiro com isso… Mas você não ganhará tanto quanto poderia com um maior número de distribuição de salas, seis ou sete vias.
A Microsoft terá exclusividades temporárias. Alguns conteúdos aparecerão no PlayStation e Nintendo, outros estritamente no Xbox Game Pass… isso ainda será finalizado. Eles também prometeram que lançariam Call of Duty no PlayStation porque não são estúpidos. A Microsoft está bem ciente de que a exclusividade de tais jogos cortaria suas vendas e tornaria inútil a compra da Activision Blizzard.”
Há alguns anos, a Sony começou a lançar seus jogos em PCs, mas não com tanta frequência quanto a Microsoft, e não pretende oferecer suporte a consoles concorrentes do PlayStation. A este respeito, Pachter sente que “continua no passado com a Nintendo”.
“Sony e Nintendo estão presas ao passado e se apegam a modelos ultrapassados. Elas estão quebradas e não fazem mais sentido”, enfatizou o analista.
Em fevereiro, a Sony caiu US$ 10 bilhões após o relatório trimestral de vendas do PlayStation 5 – os especialistas ficaram decepcionados com o nível de lucro.