Como já bem sabem, a PlayStation celebrou oficialmente os seus primeiros 30 anos desde a estreia da primeira console do mercado: uma iniciativa que a Sony celebra com diversas iniciativas.
A história da marca PlayStation é obviamente feita de muitos sucessos, mas também de momentos muito difíceis de superar: entre estes não podemos deixar de mencionar o lançamento inicial do PS3, que lutou para se estabelecer no mercado durante grande parte da sua geração.
O PlayStation 3 era notoriamente uma máquina excessivamente ambiciosa, tornando muito difícil para os desenvolvedores fazer jogos: não só os jogos multiplataforma muitas vezes tinham desempenho inferior, mas é atualmente o único console em que a emulação não pode ser garantida no PS5, com a Sony forçada a oferecer esses títulos apenas via streaming.
Numa entrevista concedida ao Eurogamer.net, Shawn Layden recorda que o lançamento da PS3 foi uma experiência quase traumática para a Sony, comparando-a ao famoso voo de Ícaro:
“O PS3 foi o “momento Ícaro” da Sony. Já tivemos PS1, PS2… e agora estamos construindo um supercomputador! E vamos lançar o Linux também! E faremos todas essas outras coisas!
Voamos muito perto do Sol e tivemos sorte de sobreviver à experiência, mas ela nos ensinou muito.”
O antigo responsável da PlayStation explica que o “flop” inicial da PS3 se deveu justamente às ambições excessivas do videogame, quando o objetivo principal deveria ser um só: jogar games de sucesso.
“Aprendemos que o coração da máquina deve ser o jogo. Não transmitir filmes ou reproduzir música.”
Posso pedir uma pizza enquanto assisto TV e jogo? Não, basta fazer uma máquina de videogame. Torne-a a melhor máquina de videogame de todos os tempos. »
A Microsoft deitou e rolou com o PS3 no mercado, fez o Xbox 360 colocar a Redmond de fato no mercado e a Sony nunca mais conseguiu ter o monopólio gigante que o PS2 teve. O Xbox 360 vendia mais jogos e conseguiu fazer uma geração brilhante para a Microsoft e foi o resposável de quase aniquilar a Sony do mercado.