A Sony Interactive Entertainment está “sob pressão” após a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Isso é de acordo com Piers Harding-Rolls, diretor de pesquisa de jogos da Ampere Analysis, que acredita que a fabricante do PlayStation precisa urgentemente se contrapor ao domínio crescente do Xbox.
Lembramos que quase dois anos após o anúncio da aquisição, na última sexta-feira a Microsoft fechou oficialmente a compra da Activision Blizzard por 68,7 bilhões de dólares. Concluindo o maior acordo já feito na indústria de videogames (e da Microsoft), a fabricante do Xbox adquiriu a propriedade de grandes franquias de console e PC, incluindo Call of Duty, Warcraft e Diablo, e estabeleceu uma presença importante na indústria de jogos móveis com a adição do criador do Candy Crush, King.
“A Sony está definitivamente sob pressão para responder, mesmo após a aquisição da Bungie”, disse Harding-Rolls ao GamesIndustry.biz. “Espero mais investimentos e aquisições da PlayStation, incluindo uma grande aquisição que pode mudar significativamente o rumo.”
Karol Severin, analista sênior da Midia Research, disse anteriormente que achava improvável que a Sony respondesse comprando uma editora terceirizada líder do setor, como a Take-Two, dona da Rockstar Games, avaliada em cerca de US$ 24 milhões.
No entanto, ele sugeriu que a Sony poderia tentar capitalizar sua força no cinema, na TV, nos jogos e na música, lançando uma nova oferta de assinatura de entretenimento.
“A Sony tem um dos catálogos de conteúdo mais impressionantes do mundo ”, disse Severin. “Agrupá-lo em uma oferta de assinatura poderia representar uma resposta competitiva sólida aos esforços multiplataforma do Xbox. Será cada vez mais difícil competir com a Microsoft apenas em jogos. A única resposta para a Sony no que diz respeito apenas a jogos seria comprar algo realmente tão grande.” como Take-Two, mas isso é improvável.“