Para entender melhor a visão da Sony sobre os exclusivos do PlayStation e por que eles não saem no primeiro dia no PlayStation Plus, Shuhei Yoshida, chefe da divisão PlayStation Indies, comparou-os aos filmes, explicando que eles saem primeiro nos cinemas e depois na TV, em serviços de assinatura .
Na mesma entrevista em que informou que a prioridade da Sony é o lançamento de jogos a preço integral, Yoshida traçou um paralelo com o mundo do cinema, que aliás está particularmente próximo da organização da Sony, visto que grande parte do seção de entretenimento foca na produção de conteúdo cinematográfico.
Shuhei Yoshida says PlayStation 1st party titles are like film experiences:
“a movie comes out at the theatre first, then goes to pay per view or a subscription service or free TV, every time generating new revenue and reaching out to a broader audience”https://t.co/sJXSbucVg9 pic.twitter.com/HWnTD1kVbk
— Hunter 🎮 (@NextGenPlayer) September 23, 2022
Desta forma, ele explicou como a Sony vê seus serviços de assinatura e, em particular, o novo PlayStation Plus de três níveis: “Quanto ao PlayStation Plus Extra, nossa abordagem é ajudar a gerenciar o ciclo de vida dos jogos para os editores, jogos firts do PlayStation, então eu sei que eles são tratados como filmes”, explicou Yoshida. “Um filme primeiro sai nos cinemas, depois passa para o pay-per-view, ou serviços de assinatura, ou finalmente até TV gratuita. Cada vez gera novas receitas e atinge um público mais amplo.”
Em suma, é uma analogia que explica como a Sony pretende tratar os jogos first party, e provavelmente o triple A de certo calibre em geral, com seu serviço de assinatura, confirmando que dificilmente chegarão ao primeiro dia no PlayStation Plus. Isso é o oposto da Microsoft com o Xbox Game Pass que coloca lançamentos diretamente no seu serviço.