Sony explica sua parceria com a Microsoft, os consoles são “um nicho de mercado”

A Sony e a Microsoft assinaram um contrato de colaboração no campo de serviços em nuvem há apenas alguns dias, uma colaboração inesperada que até surpreendeu a divisão PlayStation. Este movimento de dois dos fabricantes mais importantes responde a um movimento estratégico por parte da empresa japonesa para não ficar para trás na corrida do jogo de streaming antes da chegada de novos concorrentes, como o Google Stadia.

“Trabalhamos com serviços de streaming nos últimos cinco anos e há vários aspectos difíceis. A latência da rede, por exemplo”, explica Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, as dificuldades que a empresa enfrenta nesta mudança de paradigma de jogo. “Os meios típicos para minimizar a latência são a localização dos servidores mais próximos dos usuários, mas mover os servidores para mais perto de um grupo pode significar aumentar a latência de outro. E também, haverá um processo de codificação no final, e como podemos minimizar o tempo de compressão é outro desafio “.

Da mesma forma, comenta Yoshida, para estes desafios técnicos é necessário encontrar o modelo de negócio certo para o sistema que também serve todos os tipos de jogadores. “Em termos de tecnologia e serviços, há vários aspectos que gostaríamos de discutir com a Microsoft no futuro, especialmente em termos de soluções de streaming. Nós gostaríamos de prosseguir através da colaboração”.

Da Sony, é claro que o compromisso com experiências imersivas apoiadas pela computação física e pessoal fornecida pelos consoles, continuará a ser capital, mas a nova tendência de mercado para serviços de streaming é inegável. “Se você olhar para a indústria de videogames como um todo, o mercado de consoles não é o mais importante, é um nicho de mercado“, diz o executivo. “A tecnologia progredirá e os serviços de streaming funcionarão em paralelo, é o que estamos fazendo agora”.

155 comments on “Sony explica sua parceria com a Microsoft, os consoles são “um nicho de mercado”

  1. PS Now já esta disponível pro Windows, daqui a pouco vai estar pro Xbox e smartphones

    É a sony se tornando multiplataforma….

    A sony se rendeu, não aguentará mais brigar na próxima geração, jogou a toalha totalmente.

    como os canais Playstation mil grau farão para distorcer a realidade e fazer parecer que a sony esta por cima ? kkkkkkkkkkkkkkk

      1. Não é a Sony, é o Playstation. Se você ainda acha que não, você mora numa caverna, ou não entendeu nada do que está acontecendo. E ele estava zoando sobre o que os sonystas falaram do Xbox quando a Microsoft começou esse movimento para o streaming.

      2. Não é a Sony, é o Playstation. Se você ainda acha que não, você mora numa caverna, ou não entendeu nada do que está acontecendo. E ele estava zoando sobre o que os sonystas falaram do Xbox quando a Microsoft começou esse movimento para o streaming.

  2. O pior é que o CEO da Sony está falando a verdade. Se for comparar com o mercado de smartphones e smartTVs o mercado de consoles é ridiculo em abrangencia. Os serviços de processamento em nuvem para jogos tem um potencial de atingir um publico alvo de bilhões, algo que os consoles nem relam.

        1. Não vou precisar de console para jogar seus exclusivinhos off-line, um smartphone meia boca ja é o suficiente, afinal, o jogo vai estar nos servidores Microsoft!!!

          1. Não importa onde vc jogar, vai estar gerando receita para a Sony. Os exclusivos não deixarão de ser exclusivos kkkkkk

          2. E obvio que vai estar gerando receita para a Sony, ela precisa pagar o aluguel dos servidores!!!!KKKKK

      1. Burro elas fizeram parceria…a Sony fica com a rede online e a Microsoft fica com a tecnologia de reconhecimento da Sony …p Xbox nadaaaaa !

    1. Entregou não mas “alugou”. Pague não pra ver se você usa. Não vou ficar surpreso se a Sony anunciar aumento do preço da ps plus. Agora vcs usaram a Xbox Live Suprema.

      1. O cara vai ver o que significa parceria, depois vem debater…a Sony não vai pagar nada a Microsoft ,uma pegou a tecnologia da outra !

  3. Eu estava meio desesperançoso com a sony na nova geração, imaginei que fosse fazer mais do mesmo, jogos para nicho, focado nos jornalistas, sem uma rede confiavel, com serviços porcos, loja insegura, sem retrocompatibildiade e sem pensar no futuro que é jogue onde quiser, mas pelo visto o novo presidente enxergou seus pontos baixos e esta começando a trabalhar desde já nesse futuro, promissor. Isso significa que eles voltarão à se importar com seu consumidor e não irão esperar cairem novamente para ai sim correr atrás do prejuízo. Eu ja acho o XBOX hoje a melhor opção de longe, no consjunto da obra, o X é outro nivel, sem concorrentes e estava vendo a m$, agora focada no gaming, largar com ampla vantagem na nova geração. Agora quem sabe teremos um rival novamente, ou um cliente, como quiserem denominar.

      1. Vocês que usam. Já sei, o PS4 vendeu “tantos” milhões de consoles, logo é tudo que o colega disse acima né, e não o XBOX. Isso sim é estar numa “caverna” e “fumar drogas” como você mesmo disse. Vender consoles é importante, claro, mas não define a qualidade de uma plataforma. E neste aspecto o XBOX humilha o PS em tudo, tudo que o colega acima disse e muito mais. É até uma covardia a comparação.

  4. Qualquer mercado pode ser considerado um nicho, o windows é um nicho por exemplo. Não é pejorativo, é a mesma coisa que chamar alguém de medíocre, quer dizer que é algo mediano. E como a sony tem uma rede bem medíocre, nada como contratar a líder neste segmento pra ajudar. E depois que eu ouvi um “jênio” nos comentários da eurogamer dizendo que a divisão Xbox PAGA o Azure, eu não duvido de mais nada.

    1. A divisão Xbox paga sim o Azure.
      Mas não como pensamos.
      Uma grande empresa com várias divisões trabalha dessa maneira.
      1) O dinheiro do pagamento não “sai” e nem “entra”, mas são contabilizados como tal na contabilidade de qualquer empresa multinacional.

      E isso não é só pra Microsoft, mas pra qualquer grande empresa multinacional.
      Pega a Volvo, por exemplo, o departamento de TI da Volvo realiza P&D para o departamento de engenharia e é paga por isso (ou seja, é contabilizado que a equipe passou 3 meses trabalhando num trabalho para a divisão X e que o custo do trabalho é Y – esse custo é dado baixa nos livros contábeis).

        1. Pode não pagar pra você.
          Mas pra quem fez Administração, Economia, sabe que paga.
          Os custos são computados, os gastos são incorporados, o pagamento é efetuado, a baixa é dada.
          Então é pago.

    2. Não tem nada a ver com medíocre, ele quis dizer que comparado com o mercado de PC e mobile os consoles são muito restritos.

  5. Vocês estão esquecendo de um detalhe, vi a galera falando de PlayStation falindo, de ser a nova sega, de não aguentar competir com google e xbox, vocês sabem o tamanho da biblioteca da Sony? Qdo tiver tudo isso no now, a Sony vai engolir o mercado de streaming juntamente com a Nintendo

        1. Foi pra isso que eu comprei Xbox.
          Pra jogar Halo, Forza e Gears.
          Ansioso pelo Gears 5.
          Aliás, tenho também PS, PS2, PS3 e PS4 pra jogar basicamente Uncharted.
          Se eu quisesse jogar outra coisa no Xbox teria ficado só com os Consoles da Sony.

          1. Como vcs conseguem comemorar um serviço que não é da xbox e sim de outra divisão? Seria como eu comemorar coisas da Sony musics e Sony no cinema hahahaha tipo é outra divisão

          2. Quem faz o Xbox?? Quem faz o Playsterco??? Não vou discutir, cliente sempre tem razão!!!!kkkkk

          3. Vou torcer para a Sony lançar o now no xbox, assim vcs finalmente terão boas opções de jogos hahaha

          4. Já vi sonystas comemorando tudo que tenta bater na Microsoft. Já vi muitos comemorando vendas do NS por exemplo. XBOX é parte da Microsoft. Xbox pertence a Microsoft. Tudo o que usamos no Xbox pertence a Microsoft. Microsoft é Xbox, assim como o inverso é verdadeiro.

          5. Mesmisse? Tipo, o quinto jogo do uncharted? Remasterização de ‘lest’ of us 4KKKK, ou shadow of the colossus, ou uncharted dlc.

          6. “Ai, eu não. Eu me contento em jogar TLOU, TLOU Remasterd, Uncharted 1, Uncharted 2, Uncharted 3, Uncharted 4, Gran Turismo 1, Gran Turismo 2, Gran Tursmo 3, Gran Turismo 4, Gran Turismo 5, Gran Turismo 6”.
            Vira homem, rapaz.
            Começa por trocar esse nome ridículo.
            Cultura japonesa já deu o que tinha que dar.

          7. Esqueceu de infamous, bloodborne, ratchet clank, Nioh (até agora não saiu no xbox), Spiderman

          8. Infamous 1, Infamous 2, Infamous 3.
            Ratchet & Clank
            Ratchet & Clank: Going Commando
            Ratchet & Clank: Up your Arsenal
            Ratchet: Deadlocked
            Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction
            Ratchet & Clank Future: Quest for Booty
            Ratchet & Clank Future: A Crack in Time
            Ratchet & Clank: Into The Nexus
            Secret Agent Clank
            Ratchet & Clank: All 4 One
            Ratchet & Clank: Full Frontal Assault

            Você é o cara que não gosta de “mesmisse” né?
            É hipocrisia que chama isso ou é retardo mental?

          9. Mas o retardado, olha o tanto de jogo diferente que a Sony tem, lógico que tem repetição dentro do jogo né?

            Esqueceu de mais Resistance, Killzone, Twisted Metal, MediEvil, Demons Souls, Sly Cooper….posso continuar se vc não achar suficiente ainda

          10. Mas o retardado, olha o tanto de jogo diferente que a Microsoft tem, lógico que tem repetição dentro do jogo né?

            A mesma resposta vale pra você, retardado de carteirinha

          11. Então mostra ai quais são estes grandes jogos além de Forza, Halo e Gears em modo repeat infinity…

          12. Ah, mano, vai dar meia hora de cu com o relógio quebrado, seu mané.
            Primeiro. Gosto é gosto.
            É subjetivo.
            Não adianta você vir aqui e falar que o exclusivo X é um puta jogo e que o exclusivo Y não é só porque você gosta de um e odeia o outro.
            Exclusivos tem de monte no Xbox.
            Tira a cabeça do cu, pesquisa na Internet e você vai ver.

            Ninguém aqui é obrigado a dar o cu pra TLOU nem fazer boquete pra God of War não maluco.
            Nem tudo o que você gosta as outras pessoas gostam.
            SE GOSTASSEM de tudo igual então GOd of War teria vendido 96 milhões de cópias e não 10 milhões.
            Cresce.
            Quer fazer guerra de torcida? Pelo menos se informa melhor. E deixa de ficar repetindo igual papagaio as merdas que você lê de gente imbecil com Drika Sincera na Internet.

          13. Cadê seus argumentos fera? Vc tava debatendo em alto nível e agora que ficou sem argumento desceu o nível hahahhahaa

            Aliás, em nenhum momento eu disse que Tlou ou Gow eram os melhores e nem que a tríade do Xbox era ruim, e tbm não disse que vc tinha que gostar dos exclusivos da Sony em detrimento dos da Xbox.

            Vc perdeu a linha sozinho parceiro, vc duvidou que a Sony não tinha uma biblioteca gigantesca de jogos e estou te mostrando que tem, não fique chateado.

            Mas vou citar mais alguns aqui pra vc…

            Days Gone, Ace Combat, Little Big Planet….

            Fora os que estão para lançar que são jogos completamente novos ?

          14. Não tenho saco pra gente burra, não, “fera”.
            Se você começa com esse discursinho vazio de que não tem exclusivos vou responder o quê?
            Que tal você acordar pra realidade?
            Para de ser mané, já tem muito mané aqui no WC falando as mesmas merdas.
            A gente já conhece de cor e salteado.
            “Ainm não tem exclusivos” – FAKE.
            “Ainn só tem Forza, Halo e Gars” – FAKE.

            Troca o disco. É muita bobagem pra um ser humano só.

          15. Quer dizer que Gays Gone, Ace Combat, LBP valem?
            SoT, SoD, Crackdown, não valem?
            Tá vendo? Essa métrica sua aí é o que você chama de “debater”?
            Você acha MESMO que Xbox não tem exclusivos lançados além de Halo, Gears, Forza?
            É sério isso?
            Você tá com a cabeça no cu ou não tá?
            Vou te dar alguns exclusivos Microsoft que foram lançados e você nunca ouviu falar.
            Ori
            Quantum Break
            Sunset Overdrive
            Cuphead
            Recore
            State of Decay 1 e 2
            Sea of Thieves
            Crackdown
            Black Desert Online
            Ashen
            Titanfall 1
            Killer Instinct
            Astroneer
            Ryse Son of Rome
            + uma caralhada de indies que nem vou citar igual você faz.
            E ainda mais os jogos novos dos estúdios novos que foram comprados e vão sair nos próximos anos.
            Então, diga lá, cadê a falta de exclusivos?
            Googla aí e você vai ver.

          16. Eu não citei nenhum indie ainda hahahaha

            Isso ai é tudo que vcs tem? Posso citar mais se quiser Socom, Syphon Filter….

          17. E eu posso citar outros vários.
            Vamos ficar nisso pra sempre.
            Você tá fugindo do principal.
            Que é a sua falácia de falar que só existem Forza, Gears e Halo.
            Totalmente alienado.

          18. Sunset Overdrive, Ryse Son of Rome, Ori, além dos que tem pra vir como o Battletoads e os ainda não anunciados… Gosto não se discute mesmo.

          19. Se formos colocar ‘grandes jogos’ a sony já fica fora pois o Playstation só tem jogos medíocres.

      1. A Sony resolveu ajudar a Microsoft e repassar parte do seu lucro para ver se sai algum exclusivo além de forza, gears e halo. Dedos cruzados 🙂

        1. Sim, como cliente vc ta certissimo! Quem sabe agora com servidores decentes a sony lance algum jogo com multiplayer e com boa jogabilidade. 😉

    1. Será mesmo que isso irá acontecer? Assim ninguém vai mais comprar Playstation. Quem quiser jogar algum exclusivo temporário (agora a sony tbm lança jogos no PC) basta contratar a psnow e num único mês no máximo 3 meses pra quem trabalha dá pra zerar tudo e depois cancelar a assinatura. Acho que a Sony vai continuar com um catalogo de jogos não lançamentos, ou seja, uma bosta. Enquanto a Microsoft e Google estarão com toda a biblioteca de jogos em seus serviços de streaming de jogos. A Sony vai quebrar e virar multiplataforma, anota isso.

  6. “Se você olhar para a indústria de videogames como um todo, o mercado de consoles não é o mais importante, é um nicho de mercado” primeira vez q concordo com algum ceo da sony? Parece Difícil admitir o óbvio

  7. Acho que um sonysta ao ler esta matéria pensa assim:

    “Feliz é um jogador de playstation e burro, porque ele não tem consciência da realidade “.

    by Emil Cioran / Dr

  8. Se é o Phil Spencer falando isso pipocam notícias em todo local dizendo que o Xbox está virando multiplataforma e abandonando os consoles. Mas como é a Sony, agora é a descoberta da geração.

    1. a Sony ta é se cagando toda vendo que a Microsoft tá na frente com Serviços e com a chegada do Google, ela vai ficar completamente fora da competição… botou o rabo no meio das pernas e pediu socorro, simples assim.

  9. Sony vai continuar sendo a líder do mercado, vendendo 3x mais e dando aquilo que as pessoas querem: jogos de qualidade. A divisão Xbox, cedo ou tarde, vai se tornar a SEGA 2.0 se continuar dependendo do sustento da Microsoft e não vendendo nada. Qualquer loja de games que você visitar só vai ver Xbox encalhado nas prateleiras. Ninguém quer essa merda.

    1. Você é meu fã einh, Presidente. Me citando em todo lugar (“chupa burigas”), até onde eu não frequento. Falem mal, mas falem de mim… ?

        1. O console mais vendido na geração passada foi o Wii. Por que só sai merda de te? Rsrs a verdade é que isso é só o que a gente quer de te.

          Mais uma vez, Alice, acorda! E quem lucrou mais? A Microsoft.

          Vcs são tão perdedores que ficam cantando vitória em vendas enquanto temos o melhor console e serviços…

  10. Bacana ver o posicionamento da Sony mudando. Primeiro a retro, agora sobre o streaming. Espero tbm que na next gen eles consigam fazer o psnow ao menos chegar aos pés do gamepass…

    (Hehe, e parece que a ms n vai ser a única a investir pesado nos estúdios First party)

      1. Sim, mas quantos estúdios a Sony comprou nos últimos anos? A unica coisa que eu ouvi recentemente sobre os estúdios dela era aumento de algumas equipes…

        1. Vou te explicar, os estúdios que a Sony comprou no passado entregaram seus produtos e criaram novas marcas, além disso, a Sony fez muita parceria com second e third parties não sendo necessária comprar tantos estudos mais. Porém, agora, a Sony vê um motivo para adquirir novos estúdios. E eu acho que a Sony tá querendo comprar estudios que já tenham marcas grandes no catálogo, como exemplo Konami, não tô falando que vai comprar esta empresa é só um exemplo

          1. Falei no sentido que, assim como a Microsoft, ela ia investir na COMPRA. Quanto a investir nos seus estúdios, vendo os exclusivos recentes, fica muito obvio o posicionamento dela.

  11. Vou ter que postar pela terceira vez, agora sim na matéria certa. Foi mal.

    No começo do ano, quando comecei a falar sobre o ecossistema console XBOX + PC + xCloud (streaming), principalmente a partir do lançamento do Google Stadia, passei a indicar o que seria uma conclusão óbvia: se a Sony focasse somente no mercado tradicional de consoles, a divisão Playstation só teria um único fim no longo prazo: falência. E a Sony enxergou isso; podemos perceber pela recente parceria dela com a Microsoft pelo Azure, para que o Playstation possa ser competitivo no futuro mercado de streaming, e por esta declaração do CEO da Sony, neste link:
    https://gamingbolt.com/sony-ceo-talks-microsoft-collaboration-calls-console-gaming-niche
    Insinuando o futuro inevitável do streaming, ele também cita como uma evolução importante que a empresa terá que passar, pois o console, como o conhecemos, é um “nicho”, e o streaming abrirá oportunidades que não estão prontamente disponíveis“.
    Ou seja, é o que a Microsoft vem “falando” há algum tempo; que o mercado de consoles é limitado, restritivo (um “nicho”). Não há mais espaço pra esse tipo de política. E com isso, lembro das incontáveis falácias de sonystas haters dizendo que a Microsoft “enterrou” o XBOX, que vai virar “multi”, que vai virar “serviço”… Mas na verdade, a Microsoft não está “criando” ou “induzindo” qualquer mercado, está apenas se antecipando a uma realidade muito provável pro futuro dos games com o streaming.

  12. Nessas onda de declarações tem uma coisa que não tem muita gente falando no momento, mas que é bem interessante.

    “A Sony deve ainda seguir investindo em 13 estúdios first-party ao redor do mundo, além de focar em títulos que possam gerar receitas pós-lançamento.”

    Peguei do The enemy.

    Finalmente variedade está entrando no vocabulário da Sony.

  13. A Sony com toda sua arrogancia todos estes anos, chega nesse fim de geração, sem E3, ser nada de novo, e faz uma apelo a parceria a Microsoft com essas palavras ” Microsoft nos ajude, não estamos preparados para a proxima geração, não temos nada, vamos quebrar”” kkkkkkkkkk

  14. A razão do nicho é simples e sempre foi objeto de questionamento pelos acionistas da Sony. Como só vende seu produto para uma plataforma, reduz seu potencial de mercado a menos de 100 milhões, que mesmo assim demora cerca de 6 anos para alcançar.

    Agora compare com o mercado PC, mais os 2 bilhões de clientes potenciais via streaming. Eis a razão do console ser nicho e fazer o dinheiro do acionista da Sony render menos que o potencial. Por isso a comparação em vendas de consoles ser uma ilusão, além de tecnicamente equivocada.

  15. Então agora somos um “nicho”? Um público, segmento apenas? O q éramos antes das redes on-line então? Cara… a Sony mostra de fato o comprometimento com seus clientes… Sempre tive PS… Mas está cada vez mais difícil eu voltar para o lado azul…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *