Esta não é uma boa notícia para indústria, é sempre triste quando algum estúdio fecha já que normalmente funcionários ficam sem emprego. Contudo, de acordo com vários relatórios coletados pela VGC, a Sony está prestes a fechar o Japan Studio e demitir a maioria de seus funcionários. O fechamento ocorreria em 1º de abril ou no início do próximo ano fiscal. Sony Japan Studio é o desenvolvedor mais antigo da Sony e é responsável por séries como Ape Escape, Gravity Rush e Knack.
Os motivos desta ação por parte da Sony ainda são desconhecidos, aliás, ainda falta um pronunciamento oficial. O VGC, no entanto, cita várias fontes que confirmariam o fechamento. A parte de localização e a equipe de negócios do Japan Studio seriam transferidas para a Equipe ASOBI , o estúdio do Astro Bot , enquanto parte da equipe demitida seria absorvida pelo Bokeh, o novo estúdio de Keiichiro Toyama, o diretor de Silent Hill e Gravity Rus .
Para refrescar sua memória, vários desenvolvedores anunciaram sua despedida do Japan Studio nos últimos dias, como o produtor de Bloodborne, Masaaki Yamagiwa, o gerente de vídeo Ryo Sogabe e o produtor executivo Masami Yamamoto.
Segundo alguns rumores, o motivo do fechamento seria puramente econômico: a Sony Japan Studio não gerava lucros há anos e havia iniciado uma espécie de cabo-de-guerra com a administração da empresa. O estúdio queria criar jogos para o mercado japonês, enquanto a Sony queria sucessos globais, possivelmente experiência cinematográficas singleplayer. Infelizmente, ao menos pelos relatos, a Sony preferiu fechar o estúdio do que dar liberdade criativa. Existe um dualismo entra as divisões japonesa e americana, esta ultima está cada vez mais predominante nas escolhas estratégicas.