De uma interessante entrevista publicada pela GamesIndustry a Stephane D’Astous, co-fundador da Eidos Montreal, surge também a possível intenção da Sony de adquirir a Square Enix, apenas no que diz respeito à divisão japonesa da empresa.
A entrevista centra-se sobretudo na gestão das equipe ocidentais da Square Enix, portanto Crystal Dynamics, Eidos Montreal e Square Enix Montreal, que D’Astous define sem rodeios um “acidente de comboio em câmara lenta”, até à venda ao Embracer Group. No entanto, dentro desta dissertação, também surgem os detalhes sobre a Sony e a Square Enix, o que confirmaria o que já existe há algum tempo.
Segundo D’Astous, a gestão desastrosa das equipes ocidentais faria parte de um projeto de vendas da divisão japonesa mas sem a Crystal Dynamics, Eidos Montreal e Square Enix Montreal, algo que poderia acontecer agora que as equipes ocidentais foram vendidas à Eidos Montreal.
De acordo com o cofundador da Eidos, esta venda prepararia o terreno para a venda da Square Enix Japan para a Sony.
“Se eu ler nas entrelinhas, diria que a Square Enix Japan não tem estado tão ocupada com equipes ocidentais como inicialmente esperávamos”, explicou D’Astous. “Havia também vários rumores, entre todas essas atividades de fusões e aquisições, de que a Sony realmente queria ter a Square Enix como parte de sua família”, acrescentou.
Então, com mais detalhes: “Ouvi rumores de que a Sony estava realmente interessada na Square Enix Tokyo, mas não no resto da editora. Então acho que Matsuda-san criou algum tipo de venda de garagem.” Em suma, na visão do cofundador da Eidos Montreal, a intenção da Sony desde o início era comprar a Square Enix, mas sem as divisões ocidentais, para que isso pudesse se materializar agora que a Crystal Dynamics, a Eidos Montreal e a Square Enix Montreal foram vendidas para Embracer Group.