Assim como foi quando a Microsoft comprou a Bethesda, várias teorias de compras surgiram na internet. Claro que, desta vez não foi diferente já que a Microsoft está em processo de aquisição da grandiosa Activision Blizzard por quase 70 bilhões de dólares, a maior compra da história da empresa.
O valor de mercado da Microsoft já ultrapassa dois trilhões de dólares e é uma das empresas mais ricas do mundo. Apenas no último trimestre ela atingiu mais de 50 bilhões só de receita e quebrou recorde de faturamento. É muito dinheiro. É possível que a Sony possa contra-atacar?
Com a Activision Blizzard, a Microsoft recentemente pegou um peixe realmente grande para se posicionar ainda melhor e mais amplamente nos jogos para o futuro. E a Take-Two também quer expandir seu portfólio com a aquisição da Zynga. Os analistas, portanto, acreditam que mais grandes aquisições ainda podem ocorrer.
De acordo com um analista da empresa de pesquisa Enders, o favorito mais provável para uma aquisição pela Sony é a Electronic Arts. É a segunda maior editora, fica atrás da Activision Blizzard, por isso seria interessante para o Playstation. O valor de mercado da EA é de US$ 37 bilhões, e é por isso que a Sony dificilmente a poderia comprá-la. É muito provável que seja cara de mais para as finanças da japonesa. Outro ponto é que a EA trabalha com muitas licenças de terceiros como FIFA, Star Wars e outras esportivas, e dificilmente seriam exclusivos.
Teoricamente, a Sony teria dinheiro em cash para assumir a francesa Ubisoft ou a Take-Two, de acordo com o The Hollywood Reporter.
Mas a Disney também pode comprar a Electronic Arts, segundo outro analista. A empresa de pesquisa de mercado Handler disse que a potencial aquisição da EA era “uma grande oportunidade para a Disney expandir seu futuro digital e para [CEO] Bob Chapek sair da sombra de Bob Iger …”
No entanto, a Disney deve se perguntar o que se quer ser: uma mídia antiga ou nova. Porque a própria Disney não desenvolve mais jogos, mas emite licenças para estúdios de desenvolvimento. Como os três novos jogos de Star Wars da Respawn Entertainment ou o jogo da Ubisoft.
O crescimento geral da indústria nos dias de hoje torna as empresas de videogames candidatas atraentes para construir seu Metaverso, de acordo com Clay Griffin, da MoffettNathanson.
“Não é irracional sugerir que os editores de jogos são candidatos atraentes de fusões e aquisições para grandes empresas de tecnologia que têm os recursos financeiros para trazer o Metaverse à fruição, mas podem não ter propriedade intelectual pronta ou competências essenciais na produção de conteúdo de jogos, necessárias para o mercado de massa aceitação.”
Além disso, outros “gaviões” estão de olho nas empresas de jogos, até mesmo o Facebook teria se mostrado interessado na compra da Activision Blizzard. Rumores sobre a Apple tentado “roubar” engenheiros do Xbox surgiram, além de que Google e Amazon certamente estão interessados neste mercado.