Com o PlayStation 5, a Sony tem medo de um modelo de negócios inovador como o Xbox Game Pass, diz a Microsoft. A declaração pode ser observada em sua mais recente peça de defesa no órgão nacional CADE. A Redmond está se defendendo das acusações da Sony que podem impedir a aquisição Activision-Blizzard.
A Microsoft, em uma resposta de 27 páginas às preocupações com a aquisição da Activision Blizzard pela Sony, afirmou que a empresa está bastante aterrorizada com um modelo de negócios inovador que coloca o jogador no centro, o que pode levar à diminuição de sua própria receita.
A Sony é líder na distribuição de jogos digitais e a única preocupação é:
“Medo de um modelo de negócios inovador que oferece aos jogadores conteúdo de alta qualidade a baixo custo, ameaçando uma liderança que surgiu de uma estratégia centrada em dispositivos e anos de foco em exclusividade.”
A Microsoft apoia esta declaração com o fato de que a Sony não apenas garantiu exclusividade de terceiros, mas também comprou exclusividade de terceiros. A Sony celebrou acordos com terceiros para garantir outras formas de exclusividade para determinados jogos, como exclusividade de marketing ou direitos de exclusividade para conteúdo para download.
Da mesma forma, a Sony paga dinheiro pelo fato de certos conteúdos não acabarem no Xbox ou os jogos não serem oferecidos na assinatura do Xbox Game Pass. A Sony paga por “direitos de bloqueio” para impedir que os desenvolvedores adicionem conteúdo ao Game Pass e outros serviços de assinatura concorrentes.
Ainda segundo a Microsoft, a Sony lucra muito com “buy-to-pay”, comprar para jogar, e o sucesso do Xbox Game Pass a tira da zona de conforto e ameaça sua liderança. Por isso tantos ataques.