A Sony colocou um preço bem acima do rival Xbox em uma versão mais rápida do PlayStation 5, US$ 700, sugerindo que a gigante do entretenimento vê um público fiel disposto a pagar mais pelo melhor desempenho.
A empresa japonesa revelou o preço surpreendentemente alto quando anunciou o início das vendas em 7 de novembro, que ocorrerá apenas algumas semanas após a versão mais recente do console concorrente da Microsoft chegar às prateleiras das lojas.
Quatro anos em seus respectivos ciclos de vida, os dois consoles mais populares estão subindo na cadeia de valor. Analistas estavam divididos sobre se o preço estimularia as vendas da Sony, que está tentando expandir seus negócios de entretenimento com conteúdo original e de alta qualidade abrangendo jogos, anime e filme.
“Isso é sobre a Sony explorando o topo absoluto do mercado, mirando apenas usuários hardcore do PlayStation”, disse o analista da indústria Serkan Toto. “Não é um dispositivo de mercado de massa. Parece que todo o mundo dos games está intrigado com a estratégia de preços da Sony.”
Outros viram a mudança como uma tentativa de sustentar margens. A decisão de preço segue uma série de aumentos de preço no Japão, que especialistas viram como uma resposta ao custo crescente de componentes como chips.
O novo console de ponta permitirá que os jogos do PlayStation 5 sejam jogados em resoluções mais altas e taxas de quadros mais rápidas sem a necessidade de alternar entre modos diferentes, disse Mark Cerny, arquiteto-chefe do console, em uma apresentação em vídeo. Ele disse que o PlayStation 5 Pro oferecerá renderização 45% mais rápida do que o PlayStation 5 padrão. Mas na prática isso constuma ser um tanto diferente., então aguardaremos os testes.
“O preço parece extremamente desafiador, já que nunca houve um console de jogo cujo modelo sucessor fosse substancialmente mais caro do que o original”, escreveu o analista do Citi, Kota Ezawa. “Presumimos que os componentes responsáveis pelo desempenho aprimorado do PS5 Pro não são muito mais caros do que os componentes do PS5 original e, portanto, esperamos que o preço mais alto do PS5 Pro aumente a margem bruta.”
A Microsoft irá evitar uma versão Pro, e ao que tudo indica, focará em um dispositivo portátil e no console de nova geração para o futuro. Sem o Xbox concorrente com modelos “Prós”, também a Sony pode ter se dado ao luxo de subir de preço.
O que vocês acham?