A Sony Playstation não está mais tão focada em jogos single-player narrativos, e se você ainda não está convencido disso, agora é um ponto final. O jornal japonês Nikkei revelou que a Sony decidiu investir 2,13 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento do setor de games, com foco particular em títulos de serviço ao vivo, agora a nova tendência da empresa.
De acordo com a matéria do Nikkei, o investimento será feito antes do final do ano fiscal de 2024 (o atual termina em 31 de março de 2024) e será equivalente a 40% dos custos de pesquisa e desenvolvimento de toda a empresa.
Em conjunto com a revelação do enorme investimento, o grupo Sony manifestou o desejo de apontar para um modelo mais focado em jogos como serviço. Conforme especificado pela fonte, a Sony ainda carece de sucesso na área e está tentando de todas as formas construí-lo.
Em suma, o PlayStation agora mudou explicitamente de foco, passando de uma marca ligada acima de tudo a grandes sucessos de bilheteria para um jogador, para uma que está tentando se destacar no setor de serviços, sacrificando todo o resto.
À luz das novas revelações, a estratégia seguida nos últimos anos surge ainda com mais força, entre aquisições direcionadas de estúdios como a Bungie, projetos como The Last of Us Online e o anúncio de 12 live services em preparação, alguns dos quais foram visto durante sua última conferência.
Segundo o Nikkei, até o final do ano fiscal de 2026 a Sony pretende alocar 60% dos recursos de desenvolvimento do PS5 em live services, data em que muitos dos títulos do gênero atualmente em desenvolvimento devem ser lançados. O artigo também fala sobre o desejo da Sony de entrar no negócio do metaverso, mas sem fornecer muitos detalhes.