Após os resultados no final do ano fiscal, a Sony anunciou sua intenção de recomprar parte de suas ações após não cumprir as metas financeiras anunciadas nas previsões compartilhadas por analistas, com a recompra de aproximadamente 200 bilhões de ienes (1,5 bilhão de dólares) de ações da empresa.
Conforme noticiado por Takashi Mochizuki na Bloomberg, na sequência dos resultados financeiros não alinhados com as previsões, a Sony pretende realizar uma operação de recompra das suas ações no mercado. Como vimos, as vendas do PS5 não atingiram a meta, e o lucro operacional de 138,6 bilhões de ienes no quarto trimestre fiscal também ficou bem abaixo dos 148,5 bilhões de ienes esperados. O resultado operacional geral também ficou abaixo do esperado, de acordo com analistas de mercado.
Como resultado, a Sony anunciou planos de recomprar 25 milhões de ações de sua empresa durante o novo ano fiscal, ou cerca de 2,02% do total, após uma operação semelhante no passado.
Durante o ano, o valor das ações da Sony caiu cerca de 27%, em linha com o valor global do índice Nasdaq e de outras empresas de tecnologia. O problema é de fato o comum a toda a indústria: a crise dos semicondutores que, no que diz respeito à Sony, levou a grandes dificuldades na produção do PS5 e, portanto, a vendas bem abaixo das expectativas e potencial do console.
“Esperamos que a Sony aumente o volume de produção do PS5 neste ano fiscal para recuperar o atraso, embora ao custo de alguma pressão nas margens de lucro”, disse Damian Thong, analista da Macquarie Capital Securities. No entanto, a empresa se beneficiou dos excelentes resultados da divisão de filmes graças, sobretudo, ao Spider-Man: No Way Home, que aumentou significativamente as vendas e as receitas operacionais desse setor.