Conforme relatado pelo The Verge em um artigo recente, parece que a Sony está dando um impulso geral aos jogos em nuvem e assim concorrer diretamente com o Xbox Cloud Gaming, incluindo o suposto portátil PlayStation Q Lite para reprodução remota e novas contratações apenas neste composto.
Neste caso, nestes dias surgiram anúncios de emprego para 22 vagas, dentro da Sony PlayStation, todas focadas na área de jogos em nuvem e em particular no desenvolvimento desta tecnologia com vista a “empreender uma visão estratégica para streaming e jogos em nuvem no PlayStation”.
“Você é um inovador em produtos de streaming em nuvem? Então você concordaria que os jogos em nuvem estão a caminho de se tornar um player importante na indústria de jogos”, diz parte de um anúncio de oportunidade de trabalho que busca um diretor de gerenciamento de produtos para jogos em nuvem, publicado pela Sony.
Além disso, a empresa também está procurando cinco engenheiros de plataforma sênior, três engenheiros de software, dois gerentes de projeto técnico e pelo menos um redator técnico, além de quatro engenheiros de confiabilidade e vários outros elementos para colocar neste campo específico de tecnologia.
Espera-se que essas funções caiam no Future Technology Group (FTG) da Sony Interactive Entertainment, uma divisão que a própria Sony diz ser encarregada de liderar a “revolução dos jogos em nuvem”, nada menos, com a ideia de trazer “console de videogame de qualidade qualquer dispositivo”.
Em suma, parece que a Sony PlayStation pretende levar muito a sério os jogos em nuvem e quer ser “líder” neste seguimento. Será que conseguirá bater a Microsoft?
Demonstração disso também é dada pelo recente surgimento de informações sobre o suposto PlayStation Q Lite, ou um dispositivo portátil projetado especificamente para poder jogar em movimento, aproveitando a função de reprodução remota do PS5, embora ainda não haja informações oficiais.