Revelado com um primeiro teaser trailer no Xbox Games Showcase 2023, South of Midnight é uma das surpresas das first party da Microsoft, neste caso da Compulsion Games, das quais podemos agora ver alguns detalhes revelados pela equipe.
Embora o primeiro trailer de apresentação não deixe claro, já que se trata essencialmente de uma cena, South of Midnight é uma aventura de ação em terceira pessoa, caracterizada por uma ambientação particular que lembra o sul dos Estados Unidos, com referência às tradições folclóricas de algumas áreas.
O jogo se passa em uma versão alternativa do mundo atual, mas os cenários são predominantemente rurais, situando-o bem longe dos grandes centros urbanos, onde uma sensação de magia e perigo ainda pode perdurar entre natureza quase intocada e lugares misteriosos.
A história e o cenário se inspiram no realismo mágico e no gótico sulista como gêneros literários, explicam os Compulsions, das obras de William Faulkner aos eventos históricos da Guerra Civil, a grande depressão e esquisitices mais modernas.
A protagonista da história é Hazel, uma jovem em missão, que deixa sua (fictícia) cidade natal de Próspero para participar de uma grande aventura. É uma personagem complexa, atormentada por relações conturbadas com a mãe e com outras figuras importantes, mas mantendo-se sarcástica e com uma abordagem bem-humorada das coisas.
Hazel consegue usar a magia por meio da Tecelagem, que é o tipo de feitiço que você vê no final do trailer de apresentação: é uma espécie de interação padrão do protagonista, que atua tanto em combate quanto com cenários. É uma habilidade inata e permite mudar o “tecido da realidade”, levando a Weaver a conseguir lutar contra monstros com esta magia mas também a reparar danos e problemas encontrados no mundo.
As criaturas e monstros que o protagonista encontra em South of Midnight são todos inspirados na mitologia do sul dos Estados Unidos, com uma mistura de sugestões de lendas europeias e caribenhas numa espécie de mitologia crioula. O particular “Shakin Bones” que vemos no teaser trailer seria um Arconte, personagem que deveria ter alguma importância na história, inspirado na lenda de Robert Johnson.
A escolha de um acompanhamento musical que tem muito a ver com as áreas consideradas também contribui para a criação de um mundo baseado em atmosferas particulares, assim como obviamente o estilo gráfico que remete para a linguagem visual das tradições locais, inspirando-se também da animação em stop motion.
Parece que a Compulsion Games pesquisou bastante histórias e lendas interessantes e renomadas para criar este jogo que merece certamente estar no nosso radar. Anteriormente, Phil Spencer disse que no ano passado ele já estava pronto para ser exibido, mas foi poupado naquela ocasião. Então o projeto pode estar mais maduro do que pensamos.