Durante a conferência do Xbox na E3 2018, o líder do Xbox, Phil Spencer, confirmou no palco que o próximo console Xbox está sendo desenvolvido internamente. Isso foi um pouco surpreendente, porque o próximo Xbox certamente ainda está longe de ser lançado nas lojas, e as especulações giram para o ano 2020. Spencer então esclareceu que o anúncio foi feito para assegurar aos jogadores de consoles que a Microsoft está muito comprometida com o mercado, mesmo quando busca se expandir para mais áreas como o Windows PC e, no futuro, até mesmo o streaming.
Na noite passada, no entanto, Spencer apareceu na transmissão ao vivo da GiantBomb para uma entrevista e deixou alguns breves detalhes, mas muito importantes, sobre onde os engenheiros da Microsoft poderiam estar concentrando seus esforços para o próximo Xbox.
Estamos bastante abertos sobre algumas das coisas… Se você observar o que estamos fazendo agora com os consoles Xbox One, introduzimos a taxa de atualização variável, adicionamos o recurso de alta taxa de frames (FPS). Acho que a taxa de quadros é uma área em que os consoles podem fazer mais.
Quando você olha para o equilíbrio entre a CPU e a GPU nos consoles de hoje, ela está um pouco fora de sintonia com relação ao que está no PC.
Estamos todos conscientes de que a CPU nos consoles atuais é muito menos poderosa do que deveria em relação à GPU instalada no hardware. O PlayStation 4 e o Xbox One são equipados com a arquitetura Jaguar APU de baixo consumo da AMD, lançada pela primeira vez em 2013, e esses processadores são uma limitação para o que os desenvolvedores de jogos podem fazer em termos de FPS, particularmente para títulos de mundo aberto.
Se a Microsoft pretende aumentar a taxa de frames por segundo e um equilíbrio mais saudável da CPU/GPU com o próximo Xbox, isso é uma ótima notícia para os jogadores. Isso pode se traduzir em um preço mais alto, no entanto, mas veremos como isso irá acontecer.