Square Enix continuará defende os “jogos como serviço”

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O CEO da Square Enix, Yosuke Matsuda, falou em entrevista ao site do Metro sobre a situação atual dos videogames no estúdio e no futuro na indústria. A este respeito, ele falou sobre as recentes declarações dos executivos da Square Enix que alegaram que o estúdio se concentraria nos jogos como um serviço. Essas declarações criaram alguma controvérsia, pois é um estúdio focado em jogos para um único jogador.

Bem, na entrevista, Yosuke Matsuda disse que “recentemente as pessoas estão discutindo as microtransições e as que não são usadas corretamente, acho que tudo está relacionado a essa má percepção de que as pessoas têm os jogos ‘como um serviço'”. Na verdade, o CEO da Square Enix vê isso de forma diferente, pois ele entende que a ideia  dos “jogos como serviço” é manter os jogadores mais tempo com o mesmo jogo.

A ideia é manter as pessoas envolvidas com nossos jogos e apreciá-las por longos períodos de tempo“.

Assim, quando os executivos do estúdio falaram sobre se concentrarem no jogo como um serviço, eles se referem a adicionar conteúdo uma vez que o jogo foi lançado para manter os jogadores ainda no jogo. “Essa é a abordagem aproximada que temos em mente, e é por isso que descrevemos os jogos como um serviço“, diz Yosuke Matsudo.

Afinal, o Final Fantasy XV é um exemplo de um jogo como um serviço, segundo a própria Square Enix, já que não deixou de receber conteúdo há mais de um ano desde o seu lançamento. Além de explicar o conceito de “games como serviço” para a Square Enix, o CEO também enfatizou que a empresa “realmente quer continuar fazendo jogos single-player”, mas isso não significa que não seguirá a abordagem de jogo como serviço.

O que vocês acham?

24 comments on “Square Enix continuará defende os “jogos como serviço”

      1. Isso ai eles não devem ter feito não, o que eles devem ter feito é dedicado mais tempo e enrolado a microsoft. Pois isso aí cabe um processo do tamanha do mundo por parte da microsoft. Se esta conseguir comprovar é claro!

        1. Tem outra linha de rumor tbm, que o scalebound foi cancelado pois a Microsoft insistiu em coop de 4 jogadores, enquanto a plantinum afirmava que não dava, o que acabou finalizando o projeto
          Se fosse realmente o caso de desvio de orçamento, a Microsoft já tinha acusado, tal qual a Sega que acusou a gearbox sobre o jogo do Alien

  1. A Square Enix não foi lá muito bem sucedida com os jogos single player. Dishonored 2 foi um fiasco completo. Nier automata vendeu 2 milhões entre PC e PS4, o que não é grande coisa ao contrário do que o controle de dano da mídia sonysta divulga.

      1. Inclusive o sucesso de Nier Automata foi o que levou a Square a ficar de olho nesse tipo de jogo, uma sequência está no forno e Lost Sphear segue o mesmo modelo.

        1. E tbm tavam falando sobre uma sequência do nier
          Certamente é um caso melhor que ter um mega orçamento, vender 5 milhões, mas ser considerado um fracasso por não chegar a meta, como foi com o mass effect

        1. Final Fantasy XV vendeu mais de 5 milhões de cópias, e contando, com a versão de PC vindo aí. Nier Automata, 2 milhões, o que para um game de baixo orçamento, pouca publicidade e poucas plataformas lançadas é muito. Se isso não é ser bem sucedido não sei mais o que é.

  2. O ruim é ficar esperando conteúdo novo por meses a fio. Nem dá ânimo de instalar o jogo de novo. Mas por mim não tem problema, se as campanhas vierem fechadinhas e completas, como as de Fallout 4, Nioh, Zelda, etc. ao contrário de porcarias como Dragon Age Inquisition que vem com o final da aventura faltando

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