Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Rebirth não conseguiram atingir as expectativas de vendas, de acordo com a Square Enix. A empresa reiterou esse ponto após relatar anteriormente que Final Fantasy XVI não atingiu suas expectativas, enquanto o Rebirth deste ano vendeu apenas metade do Remake. Os jogadores agora estão debatendo se a exclusividade do PS5 é a culpada por essas vendas abaixo do esperado.
A Square Enix forneceu um esboço de seu briefing de resultados financeiros que ela reteve em maio, confirmando que as vendas de Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Rebirth não foram tão fortes quanto a empresa esperava que fossem em comparação com os números de vendas mais fortes de entradas anteriores da série. Claro, temos que levar em conta que ambos os jogos foram lançados exclusivamente no PS5, que não tem uma base de jogadores tão expansiva quanto os consoles anteriores, incluindo o PS4, que vendeu o triplo das vendas do PS5 na época em que o Remake foi lançado em 2020.
Final Fantasy XV foi lançado em 2016 tanto no PS4 quanto no Xbox One, o que significa que foi lançado para uma base de jogadores muito mais ampla. Final Fantasy VII Remake eventualmente encontraria uma base mais forte após seu lançamento para PC também.
No caso de Final Fantasy XVI e Rebirth, no entanto, ambos os títulos foram lançados exclusivamente no PS5, o que, apesar das fortes vendas contínuas, claramente não foi o suficiente para atingir a Square Enix. É difícil argumentar com o fato de que a exclusividade do PS5 pode ter prejudicado as vendas de ambos os títulos mencionados.
Há um lado positivo em tudo isso, felizmente. Em maio, a Square Enix confirmou que faria a maioria de seus jogos AAA multiplataforma daqui para frente. A empresa também diz que planeja trazer mais jogos para o Xbox no futuro.