O dia 1º de abril, além de ser uma data bem conhecida por brincadeiras mentirosas, também é marcado por mais um aniversário no campo dos videogames: é de fato o dia em que a Squaresoft se fundiu com a Enix, criando um verdadeiro gigante do RPG japonês na Square Enix.
Hoje faz vigésimo aniversário dessa data: a fusão entre a Square e a Enix ocorreu em 1º de abril de 2003, há precisamente 20 anos. Do ponto de vista dos jogadores japoneses e fãs das produções japonesas, em particular no que diz respeito aos jogos de RPG desta escola, foi um evento de grande importância.
A Squaresoft historicamente visava Final Fantasy, mas estava em meio a uma expansão criativa também em direção a novas propriedades intelectuais, enquanto a Enix representava a história clássica do JRPG com Dragon Quest. Desta união nasceu uma editora que juntou as duas séries a nível dos RPGs japoneses e do mercado japonês em geral, com importantes repercussões a nível global.
Além disso, enquanto a Squaresoft era uma editora focada principalmente em videogames, a Enix era uma empresa que atuava em várias frentes de entretenimento, incluindo mangás, animes e outros produtos pertencentes a diferentes setores, o que ampliou ainda mais o escopo da incipiente Square Enix.
Posteriormente, a Square Enix continuou sua expansão chegando à aquisição de várias equipes ocidentais, como Crystal Dynamics e Eidos, para depois fazer uma redução líquida e posteriormente revender as divisões externas. Dessa forma, jogos como Just Cause, Tomb Raider e Deus Ex agora não os pertencem mais e estão mais restritos ao público japonês.